quinta-feira, 9 de agosto de 2012

SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO


Sesap realiza campanha de amamentação nos principais shoppings da cidade

Imagem/Arquivo Blog "naserra"
 O Grupo Auxiliar da Saúde da Criança e do Adolescente (Gasca) e a Coordenação do Aleitamento Materno da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizam, nesta quinta e sexta-feira, dias 9 e 10, das 14h às 22h, uma ação educativa em torno da Semana Mundial da Amamentação.

As atividades acontecem em quatro shoppings centers da cidade (Midway Mall, Natal Shopping, Natal Norte Shopping e Praia Shopping), onde os profissionais da Sesap, em parceria com estudantes de várias faculdades, irão passar informações sobre a amamentação e as vantagens do leite materno e também recebendo doações de frascos de vidro com tampa plástica para armazenamento de leite humano nos Bancos de Leite.

"Será um espaço de conversa, demonstração de uma amamentação correta, informação sobre os benefícios do leite materno para um crescimento e desenvolvimento saudáveis", explica Evanuzia Dantas, Coordenadora do Aleitamento Materno da Sesap. "Iremos também arrecadar frascos de vidros, com tampa plástica, tipo maionese ou café solúvel, para armazenamento de Leite Humano nos Bancos de Leite, uma vez que a carência de frascos é muito grande. Estaremos premiando com uma camisa da Semana Mundial da Amamentação quem chegar nestes locais com a partir de 5 frascos, e o Natal Shopping terá um posto de coleta durante todo o mês de agosto".

A Semana Mundial da Amamentação 2012 (SMAM) acontece em diversos países do mundo e, oficialmente, é celebrada na primeira semana do mês de agosto.  No Rio Grande do Norte uma programação foi elaborada com objetivo de mobilizar o conjunto de ações propostas pela Secretaria de Estado da Saúde Pública e pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com as organizações governamentais e não governamentais de todos os municípios do Estado a participarem da campanha em favor do Aleitamento Materno. O tema deste ano será: "Amamentar Hoje é Pensar no Futuro".

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da mortalidade infantil. Recomenda-se o aleitamento materno exclusivo por seis meses. Os esforços de diversos organismos nacionais e internacionais favoreceram o aumento desta prática ao longo dos últimos vinte e cinco anos.

Fonte:  Com informações da Ascom-Sesap
Via   Jornal  Tribuna do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário