terça-feira, 14 de agosto de 2012

MOSSORÓ/RN NO CENÁRIO NACIONAL


Sobem as cortinas para Mossoró no Rio de Janeiro
A Peça Aurora Boreal será apresentada em espaço no Catete

Peça Aurora Boreal será apresentada em espaço no Catete
O grupo mossoroense de teatro O Pessoal do Tarará desembarca mais uma vez no Rio de Janeiro para cumprir uma série de atividades com o espetáculo "Aurora Boreal". Parte do grupo viaja hoje (terça) para a capital carioca e ficará até o dia 28. O primeiro compromisso será na quinta-feira, dia 16, com uma apresentação no Espaço Cultural Correia Lima, no Catete, às 19h30. Nesta ocasião, haverá uma noite de sotaque mossoroense, já que após a apresentação da peça, o ator potiguar Antônio Ysmael, radicado no Rio de Janeiro há mais de 30 anos, fará uma participação especial, interpretando canções ao piano para a platéia presente.
 
"Aurora Boreal" é um espetáculo onde O Pessoal do Tarará investe em uma dramaturgia própria, mas que é fortemente influenciada pela sua própria pesquisa, realizada ao longo de seus quase 10 anos de existência. A encenação, durante o processo de montagem, passeou por várias linhas de interpretação, passando também pela utilização de instrumentos musicais, trilha sonora, composição de cenários, teatro físico, até chegar ao desnudamento, onde o ator Dionízio do Apodi descobre que para levar este texto ao público, basta uma cadeira e a sua verdade. O grupo não quer defender a idéia de Teatro Pobre de Grotowski,  mas parte dela, quando o mesmo diz que 'no teatro, que tudo saia do ator'.
 Nesta montagem o grupo experimenta isso. Não há qualquer muleta, qualquer efeito, a não ser a presença do próprio ator.

"Aurora Boreal e Sem Palavras são espetáculos corajosos e atrevidos, sem nenhuma marca de regionalismo. Eu fico intrigado, porque eu conheço Mossoró, já trabalhei lá há bastante tempo, é um lugar que eu me sinto muito ligado, e já quando eu vi vocês  eu disse: como é que em Mossoró aparece um trabalho deste tipo, com um nível de acabamento tão forte?", disse Amir Haddad, diretor do grupo Tá Na Rua (RJ). 

"Apresentar no Rio de Janeiro é sempre uma alegria muito grande. Temos grandes amigos, parceiros que residem lá, e isso já torna estas ocasiões especiais. Vamos rever o amigo Antônio Ysmael, dentre outros, estabelecer novas parcerias. E desta vez vamos só com 'Aurora Boreal', porque outra parte do grupo tem outros compromissos com o espetáculo 'Sem Palavras'. O Pessoal do Tarará hoje é assim, pode estar em dois lugares, com espetáculos diferentes, ao mesmo tempo", explica o diretor e ator Dionízio do Apodi.

Para o mês de setembro  o grupo prepara novidade para o público mossoroense, dentro de sua programação de aniversário, que completará 10 anos no dia 13 de novembro próximo. 


Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário