sábado, 25 de agosto de 2012

DIA DO SOLDADO


Dia do Soldado é comemorado neste sábado
Data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Duque de Caxias.

25 de agosto, Dia do Soldado.
25 de agosto, Dia do Soldado, uma reverência a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

Duque de Caxias é um paradigma de militar, pela sua retidão de conduta e inteireza moral. Responsável por pacificar diversas rebeliões internas e externas no século XIX, Caxias organizou o Exército Brasileiro, fez-se político, governou províncias e o próprio Brasil, pois foi Presidente do Conselho de Ministros por três vezes.

Uma data que mesmo com todo seu brilhantismo vem perdendo sua popularidade desde o século passado. Neste ano, por coincidir com o final de semana, os festejos foram antecipados para a véspera, na maioria das cidades da Federação.


Em Natal, apenas um pequeno público prestigiou as comemorações nos quartéis. Sob o olhar atento de uns poucos estudantes e reservistas, militares do Exército, lotados na capital, se reuniram no 16º Batalhão de Infantaria Motorizado para reafirmar seu compromisso de servir a Pátria.


Em sua Ordem do Dia, lida durante a solenidade, o comandante do Exército, general Enzo Martins Per, lembrou que por poder empregar a força - de forma legal e em proporção necessária - no cumprimento de suas missões, o Exército tem buscado ser uma Instituição total.


Reprodução

“Como nos tempos de Caxias, o Exército sabe que continuará a ser chamado a atuar em situações adversas, de não-normalidade. Sabe que tem que interagir com os diversos atores da cena, buscando a cooperação e a sinergia - como tem feito. Por isso, mesmo nas ações de baixa intensidade, onde tem sido empregado, tem buscado aprestar seus sistemas operacionais e seus recursos humanos”.

E assim como fez a Caxias também reverenciou seus subordinados. “Soldado, é a você que eu falo. A você que põe acima de todos os interesses, de toda a glória, de toda a honra, o interesse, a glória e a honra do Brasil. A você que atende a todos os chamamentos da sociedade com prontidão de Anjo da Guarda. Glória a você, Soldado - personificação do ideal - pela tenacidade do seu caráter, pelo heroísmo da sua abnegação, pela coragem do seu juramento e pelo desapego de si mesmo. Seu Patrono, o Duque de Caxias, orgulha-se de você”, essas foram palavras do comandante do Exército, general Enzo Martins Per.

Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.

No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.

A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.

O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade. Além do Exército, a Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também comemoram o dia do soldado este sábado.



Fonte:   nominuto.com
Por Tiago Medeiros e Gerlane Lima
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário