quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CAERN ALERTA PARA O AUMENTO DO CONSUMO DE ÁGUA

Caern alerta para aumento no consumo de água em banheiros nas residências


Imagem/Arquivo Blog "naserra"
Quase 65% do consumo de água em uma residência de quatro pessoas são utilizados em descargas no vaso sanitário e asseio corporal, segundo dados do professor e engenheiro Isaías Costa Filho, gerente de Desenvolvimento Operacional e Controle de Perdas da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), baseado em pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP). Os estudos da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), afirmam que uma pessoa precisa de 110 litros por dia para atender suas necessidades básicas. Já os números da Caern no mês de maio indicam que foram oferecidos em média 247,67 litros por habitante dia para os clientes da empresa no Estado. Na capital a oferta aumentou para 324 litros habitante/dia na Zona Norte e 222 litros/habitante/dia para moradores das zonas Sul, Leste e Oeste da cidade.

Isaías informou que a empresa está instalando hidrômetros nos imóveis em todo o Rio Grande do Norte a fim de controlar as perdas de água e cobrar o valor justo pelo consumo. Para ele, o usuário consciente evita desperdício e economiza no valor final da conta. Esse resultado beneficia pessoas que não estão recebendo o produto como gostariam por falta de pressão do líquido nos tubos para subir até os reservatórios.

O professor destacou os indicadores de consumo pesquisados pela USP em imóvel ocupado por quatro pessoas, afirmando que de toda a água entregue nas residências, cerca de 20% são utilizados nas atividades da cozinha, inclusive para beber e 15% no tanque e máquina de lavar roupa. Os dados foram pesquisados levando em conta, por exemplo, a utilização de 16 descargas ao dia de 30 litros cada, totalizando 480 litros/dia. Em 30 dias 14.400 litros que corresponde a 14,4 metros cúbicos/mês. Se as descargas forem acopladas, com capacidade para 6 litros, ao final do dia a mesma família terá consumido 96 litros e nos 30 dias 2.880 litros que corresponde a 2,88 metros cúbicos de água/mês. A economia será de 11,52 metros cúbicos em 30 dias. Na opinião do professor, quando as pessoas são bem informadas elas usam o serviço de forma racional e não há espaço para desperdício e todos são beneficiados.  


 Fonte:   Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
Via   DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário