domingo, 12 de agosto de 2012

TELEFÉRICO EM MARTINS/RN

Martins espera instalação do teleférico que ligará cidade à Casa de Pedra


casa_de_pedra
CASA DE PEDRA - MARTINS/RN
MARTINS - A população de Martins, em especial o segmento que lida com o turismo, voltou a demonstrar otimismo com relação à instalação de um teleférico na cidade, prometido pelo Governo do Estado desde 2011. A expectativa é que o projeto saia do papel ainda este ano.

O teleférico, que quando em operação vai ligar a cidade à Casa de Pedra, foi prometido pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) à prefeita Maria José de Oliveira Gurgel Costa, "Mazé" (DEM), durante o Festival Gastronômico de Martins no ano passado.

O projeto é visto pelos governos estadual e municipal como mola propulsora para o desenvolvimento do turismo local, já bastante difundido graças às potencialidades e belezas naturais que o município oferece, como a temperatura amena e visão deslumbrante de suas serras.

Recentemente o assunto voltou à tona, com a notícia de que o processo licitatório para contratação da empresa que vai executar o projeto já está em andamento. Para aumentar ainda mais a expectativa da população, em visita ao município no final do mês passado, o engenheiro Roberto Antunes, da Secretaria de Infraestrutura do Estado, tornou público o projeto com imagens ilustrativas do teleférico que será construído em nível local. 

O município de Martins possui belezas indescritíveis. Belas paisagens observadas dos mirantes, museus histórico, cultural e arqueológico, reserva florestal, engenhos de cana e casas de farinha que lembram a época colonial, construções antigas ao estilo barroco, sobrado com varanda em pedra de cantaria, cachoeiras, cavernas, enfim, uma infinidade de opções para quem visita a cidade.

Mas todos se encantam pela Casa de Pedra, que de acordo com os historiadores locais, constitui a cristalização mais antiga de um afloramento marítimo de calcário, do período pré-cambriano. Localizada num pequeno vale da Fazenda Trincheira, a Casa de Pedra é uma caverna com 100 metros de comprimento, dividida em vários recintos menores, alguns bastante profundos e escuros.

Tem uma sala espaçosa com 18 metros de comprimento por 12 de largura; o teto alcança mais de 10 metros e dele pendem várias "estalactites" havendo no centro do salão maior uma grande "estalagmite". Está cadastrada na Sociedade Brasileira de Cavidades Naturais como a segunda maior do país, em mármore.


Fonte:  Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário