sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PROPOSTA DE PRÉ-PAGAMENTO PARA ENERGIA ELÉTRICA

Aneel estuda novas formas de cobrança da "luz"


Imagem/Arquivo Blog "naserra"
São Paulo (ABr) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) fez uma consulta pública ontem na capital paulista sobre a proposta de pré-pagamento para a energia elétrica em todo o país. Pelo projeto, as distribuidoras de energia poderão optar por oferecer aos seus clientes uma nova forma de pagamento pelo uso do serviço, além do já existente, que é feito por contas mensais.

O usuário poderá adquirir créditos pela internet, telefone celular ou em comércios conveniados, como bancas de jornal e farmácias, e inseri-los no equipamento instalado em sua residência. O pré-pagamento funcionará como já ocorre com a telefonia móvel, com os celulares pré-pagos, e o transporte público.

Esse sistema já existe em países como a Inglaterra, África do Sul, Argentina e Colômbia,. No Brasil, a Eletrobrás testa o pré-pagamento em 13 comunidades ribeirinhas da Amazônia. Outra modalidade estudada pela Aneel é o pós-pagamento da energia elétrica. Com ele, encerrado o período de uso, o cliente retira o cartão do equipamento de energia instalado em sua casa e efetua o pagamento nos postos conveniados. Assim, o cartão é zerado e inserido novamente no equipamento.

De acordo com o superintendente da Aneel, Marcos Bragato, a proposta traz benefícios tanto para os consumidores quanto para as distribuidoras de energia. O usuário não sofreria mais com os erros de leitura, poderia programar melhor os seus gastos, além de não ser penalizado com cobranças por religação, juros e multas quando há inadimplência. Outras consultas públicas são previstas para setembro.


Fonte:    Jornal  Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário