Aneel estuda novas formas de cobrança da "luz"
Imagem/Arquivo Blog "naserra" |
O usuário poderá adquirir créditos pela internet, telefone celular ou em comércios conveniados, como bancas de jornal e farmácias, e inseri-los no equipamento instalado em sua residência. O pré-pagamento funcionará como já ocorre com a telefonia móvel, com os celulares pré-pagos, e o transporte público.
Esse sistema já existe em países como a Inglaterra, África do Sul, Argentina e Colômbia,. No Brasil, a Eletrobrás testa o pré-pagamento em 13 comunidades ribeirinhas da Amazônia. Outra modalidade estudada pela Aneel é o pós-pagamento da energia elétrica. Com ele, encerrado o período de uso, o cliente retira o cartão do equipamento de energia instalado em sua casa e efetua o pagamento nos postos conveniados. Assim, o cartão é zerado e inserido novamente no equipamento.
De acordo com o superintendente da Aneel, Marcos Bragato, a proposta traz benefícios tanto para os consumidores quanto para as distribuidoras de energia. O usuário não sofreria mais com os erros de leitura, poderia programar melhor os seus gastos, além de não ser penalizado com cobranças por religação, juros e multas quando há inadimplência. Outras consultas públicas são previstas para setembro.
Fonte: Jornal Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário