sexta-feira, 10 de agosto de 2012

FESTA DO BODE 2012

Festa do Bode 2012 terá foco na capacitação de criadores

festa_do_bodeA abertura oficial da Festa do Bode 2012 será realizada hoje, 10, no Centro de Comercialização Armando Buá, com a presença de autoridades políticas e civis. Apesar de a solenidade ser realizada hoje, a programação da festa já começou ontem e vai até domingo.

A Festa do Bode não se resume à compra e venda de animais. O evento também foca na capacitação dos criadores, por meio do projeto Aprisco, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), parceiro na organização da festa.

A capacitação integra uma programação diferenciada, com objetivo de elevar o padrão de qualidade dos animais potiguares e estimular o potencial da criação de caprinos na região de Mossoró, que concentra mais da metade das 405 mil cabeças do rebanho de caprinos do Rio Grande do Norte.

Serão promovidos minicursos, palestras e seminários, nos quais serão debatidos e apresentados os mais atuais temas relativos à atividade, como doenças, ordenha, manejo e técnicas de melhoramento genético. Todas as atividades serão realizadas em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

"Temos um rebanho muito representativo e precisamos promover algumas melhorias. Esse processo já é feito com as ações do projeto Aprisco, mas, durante a Festa do Bode, intensificaremos o trabalho junto aos criadores, como forma de melhorar a qualidade dos animais", informa o gestor do projeto Aprisco do Sebrae-RN, Vamberto Torres.

Hoje, os criadores poderão participar do Seminário da Cadeia Produtiva da Caprinocultura, das 8h às 11h30 e discutir as temáticas: "Prejuízos da mastite e importância da ordenha higiênica da caprinocultura leiteira", "Boas práticas agropecuárias de ordenha" e "Alimentação de caprinos e ovinos".

Também serão realizados três minicursos, com temas relativos ao manejo sanitário de caprinos leiteiros e inseminação artificial, que serão abordados em dois momentos: teoria e prática. As reuniões fazem parte da aposta do Sebrae-RN, que, desde 2005, investe na qualificação dos pequenos criadores para expansão da atividade no Estado através de projetos de apoios ao produtor rural. O principal deles é o Aprisco, que atende a 800 criadores de cidades situadas nas regiões Oeste, Sertão Cabugi, Seridó e Trairi.

Além de todas as atividades de cunho técnico, a Festa do Bode terá leilões e exposição de animais, torneios leiteiros, desfiles de animais e shows artísticos. O evento é realizado pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Mossoró, com apoio do Governo do Estado.
   

Fonte:   Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário