domingo, 26 de agosto de 2012

A EDUCAÇÃO DO RN ENTRARÁ NA ERA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


Escolas do RN terão sistema integrado


A Educação do RN vai sair da era do papel e da caneta para a era das tecnologias de informação. A partir de outubro, quando entra oficialmente em operação o Sistema Integrado de Gestão da Educação - SIGEduc, professores, alunos, gestores e técnicos das escolas da rede estadual vão contar com uma ferramenta inovadora e eficiente que irá desburocratizar a gestão escolar e modernizar o processo de Ensino/Aprendizagem. A implantação do SIGEduc começa pela capital, com o início da matrícula online para alunos especiais, e deve se estender para todo o Estado até 2014. Durante o mês de setembro, gestores e técnicos de todas as escolas estaduais de Natal passarão por treinamento para utilização do sistema.

Ivanízio Ramos
A governadora Rosalba Ciarlini participou da apresentação oficial do projeto SIGEduc
 A governadora Rosalba Ciarlini participou
 da apresentação oficial do projeto SIGEduc

Para a governadora Rosalba Ciarlini, o SIGEduc vai contribuir para aproximar o governo das escolas. "O SIGEduc será uma ferramenta de trabalho e interação para integrar as ações, ajudando tanto os que estão na direção, quanto os que estão no dia a dia da sala de aula. Quero terminar essa administração retirando o RN do posto de lanterninha da educação ", falou.

Ela disse ainda que o SIGEduc é um sistema pioneiro no país e deverá ser utilizado pelo Ministério da Educação em outros Estados, tão logo esteja implantado no Rio Grande do Norte. "Por meio do sistema, o aluno fará sua matrícula, acompanhará suas notas e frequências, os conteúdos curriculares, poderá interagir com os professores e outros alunos da sua turma, receberá comunicados e terá acesso aos dados e mapas de localização da sua escola", ressaltou a governadora.

Entre os principais benefícios também estão a matrícula on line para novos estudantes, estudantes atuais, transferências da rede, transparência e acesso aos dados escolares. O sistema disponibiliza ainda a organização das turmas de alunos por série e modalidades de ensino, vagas disponíveis por escola, reordenamento e enturmação de alunos e acesso ao Diário de Classe. Para os professores, também haverá o aplicativo Diário de Classe para tablets. A governadora ressalta que a partir de outubro, todos os professores do Ensino Médio da rede estadual ganharão tablets, para auxílio nas atividades escolares.

A secretária de Estado da Educação, Betânia Ramalho, ressalta que a ferramenta adaptada para ser utilizada na Educação Básica, já teve sua eficácia comprovada na UFRN. De acordo com a reitora, Angela Paiva, as parcerias fazem parte do plano de gestão da instituição. "É com alegria que a UFRN contribui com a educação do nosso estado, uma vez que a universidade tem em seu plano de desenvolvimento institucional até 2015, a integração da Educação Superior com a Educação Básica", explicou a reitora.

Gestão de pessoal será modernizada

Em funcionamento desde maio de 2012, o novo Sistema de Gestão de Pessoal da Secretaria de Estado da Educação - SAGEP, também será integrado ao SIGEduc. A ferramenta foi criada para corrigir distorções e identificar onde está lotado cada servidor, qual sua função, carga horária, solicitações de licença, readaptações (e seus prazos), férias, aposentadorias, entre outras situações.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Processamento de Dados da Secretaria de Educação, Ana Paula Flor, à exemplo do SIGEduc, o SAGEP é um sistema inovador, que promove a integração dos técnicos de recursos humanos com as escolas, diretorias regionais de ensino e os demais setores da SEEC.

A coordenadora diz ainda que o novo modelo de gestão de pessoas idealizado pela secretária de Educação, Betânia Ramalho, necessitava da criação de uma ferramenta apoiada nos recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
A partir da ideia inicial, foi feito um extenso trabalho de análise e engenharia, para que tudo funcionasse de acordo com as necessidades da SEEC. Esse trabalho foi concluído em março deste ano e começou a ser colocado em prática com a análise minuciosa do rol das escolas, que é a lista de servidores lotados em unidades da SEEC e fora dela, com suas respectivas funções.

Educação contará com nova rede

Para começar a operar o Sistema Integrado de Gestão da Educação e o SAGEP, a SEEC precisou substituir a sua rede lógica (de intranet e internet), que estava ultrapassada. Desde julho que o Grupo de Processamento de Dados da secretaria iniciou os trabalhos para implantação da nova rede lógica de seu prédio, no Centro Administrativo. De acordo com a coordenadora do GPD, Ana Paula Oliveira, a rede atual foi implantada há 14 anos, para um número de computadores três vezes menor que o atual, daí a necessidade de substituição. "Com o tempo a rede ficou subdimensionada para o volume de trabalho que os técnicos da secretaria apresentam", ressaltou Ana Paula, que pretende concluir a substituição de toda a rede até o mês de outubro.

Ana Paula destacou ainda a importância dessa atualização para agilizar o atendimento das necessidades dos servidores da rede estadual de ensino e, consequentemente, dos pais e alunos. "É uma atualização que traz benefícios para todos. Ela vai modernizar e facilitar as atividades desenvolvidas pela SEEC na área das Tecnologias de Informação. O próximo passo é modernizar a rede nas escolas".



Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário