quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SERVIÇO DE RADIOTERAPIA DE MOSSORÓ/RN

Equipamentos que serão utilizados no Serviço de Radioterapia de Mossoró chegam ao Brasil


dr_curyChegaram ao Brasil na última sexta-feira, 24, os equipamentos que serão utilizados no Serviço de Radioterapia de Mossoró. Adquiridos pela Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LEMCC) na Inglaterra e Suécia, os aparelhos estão em Campinas, São Paulo, e devem chegar à cidade até o final de setembro.

Além de um acelerador linear, a Liga adquiriu também equipamentos de braquiterapia (utilizado no tratamento contra o câncer de colo de útero, da próstata, mama e pele) e de radiocirurgia. De campinas, os aparelhos serão encaminhados para a cidade Betim, Minas Gerais, onde serão submetidos a procedimentos de certificação no entreposto aduaneiro da Receita Federal. A previsão é que a radioterapia inicie as atividades até dezembro, atendendo portadores de câncer de Mossoró e outras cidades da região.

O acelerador linear custou R$ 2,2 milhões, e foi comprado com recursos provenientes do convênio firmado entre a LMEEC e o Governo do Estado. Os aparelhos de braquiterapia e de radiocirurgia representam um investimento de R$ 1,4 milhão, sendo adquiridos através de financiamento bancário.
 
 Mossoró será a 23ª cidade brasileira a dispor do tratamento do câncer com o uso da radioterapia.

O diretor da LMECC, dr. José Cure de Medeiros, festeja a chegada dos equipamentos. "Esse está sendo um dos momentos mais felizes da minha vida", diz, agradecendo o apoio de todos que ajudaram na concretização desse sonho. "Nada teria sido possível se não fosse o apoio da imprensa, da classe política, dos empresários, das igrejas, do CDL, na pessoal de Neuzo Leite, entre tantos", cita Cure.

A instalação do serviço tornará o Rio Grande do Norte autossuficiente em intervenções de radioterapia. "E Mossoró se consolidará como polo de desenvolvimento, também na saúde, com avanços importantes na oncologia", completa dr. Cure. A radioterapia completará a estrutura de atendimento oncológico, em Mossoró e região, disponível no Centro de Oncologia e Hematologia (COHM). 
 

Fonte:   Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário