Ministério da Integração Nacional vai liberar recursos para obras de recuperação do calçadão de Ponta Negra
NATAL
- O Ministério da Integração Nacional informou à Prefeitura do Natal
que o município receberá R$ 4 milhões para as obras de recuperação do
calçadão da praia de Ponta Negra. Inicialmente, será liberado R$ 1
milhão. O órgão enviará técnicos para visita de inspeção e em seguida os
recursos restantes serão liberados.
De acordo com a prefeita Micarla de Sousa (PV), a liberação dos recursos para Natal foi enquadrada pelo Ministério da Integração Nacional como "obras de restabelecimento" de equipamento público. O Ministério exigiu, ainda, que a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) abra, por intermédio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, conta bancária específica para movimentação dos recursos destinados às obras de recuperação do calçadão.
Na semana passada, a prefeita convocou os secretários Carlos Paiva, da Semdes, e Tereza Cristina, da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi). Caberá à Secretaria de Obras e Infraestrutura Pública a tarefa de identificar empresas com capacidade técnica para realizar as obras e iniciar o processo licitatório.
Enquanto isso, as barreiras de contenção que a prefeitura vem fazendo, nos últimos dias, para evitar maiores danos no calçadão de Ponta Negra, foram suficientes para suportar a maré alta da madrugada do último dia 2, que chegou a 2,5 metros de altura.
Conforme explicações do diretor de Defesa Civil de Natal, Irimar Matos, o controle da situação ocorreu em função do trabalho contínuo executado na orla da praia por meio de ação conjunta de várias secretarias municipais. "Também contamos com a ajuda dos ventos que não foram muito fortes, apesar de já estarmos em agosto que é um mês onde a ventania ocorre de forma intensa", acrescentou.
Em paralelo a esse trabalho de contenção para proteção do calçadão, a Prefeitura do Natal também colocou blocos de concreto formando baias e repôs a iluminação na avenida Erivan França (orla) para as pessoas circularem com mais segurança. "As áreas de risco continuam isoladas e monitoradas permanentemente e, até domingo, quando termina esse período de marés altas, o trabalho de monitoramento no local será intensificado," concluiu o secretário de Serviços Urbanos, Luís Antônio Lopes.
Fonte: Redação do jornal O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário