terça-feira, 7 de agosto de 2012

QUIMIOTERAPIA

Quimioterapia pode deixar o tumor mais resistente




Aparelho de Quimioterapia
A quimioterapia para alguns tipos de câncer pode incentivar o crescimento de tumores, dizem pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research, em Seattle. O tratamento faria com que as células saudáveis do corpo em torno do tumor produzissem uma proteína que o ajudaria a ganhar mais resistência. A descoberta foi publicada no jornal Nature Medicine.

Durante testes em laboratório, os cientistas descobriram que a quimioterapia causou danos genéticos que fizeram células saudáveis bombearem 30 vezes mais proteína do que o normal. Esta quantidade de proteína, por sua vez, fez os tumores de próstata crescerem e se espalharem pelo tecido no entorno, assim como os tornou mais resistentes ao próprio tratamento.

— As células cancerosas dentro do corpo vivem em um ambiente muito complexo. Onde elas residem e tudo o que há ao redor influenciam na resistência à terapia —explica Peter Nelson, cientista que coordenou os testes.

Para a pesquisa, a equipe de cientistas examinou células cancerosas de pacientes com câncer de próstata, de mama e ovário que têm passado por tratamentos quimioterápicos.

A descoberta abre, porém, um nova esperança. O bloqueio da resposta ao tratamento pelas células saudáveis pode até aumentar a efetividade da quimioterapia, dizem os pesquisadores.

Fonte:  Da Agência O Globo
Via   DNonline


Nenhum comentário:

Postar um comentário