domingo, 26 de agosto de 2012

ENCERRADA A FICRO 2012

Cerca de 70 empresas são lançadas durante a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste


fticro_2012_novaEncerrada ontem, 25, a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), que este ano chegou à sua 25ª edição, apresentou ao mercado cerca de 70 novas empresas, que encontraram no evento a oportunidade ideal de difundir a marca e conquistar os clientes. Esse número de novos empreendimentos representa aproximadamente 40% do total de 180 empresas que montaram seus estandes na Feira.

"E uma das novidades da Ficro este ano é justamente a presença de empresas de grande porte, que atuam em segmentos como a comercialização de máquinas pesadas e construção de carrocerias e implementos para caminhões, que pela primeira vez participam desse evento.
 
Como o público pôde presenciar, houve um investimento significativo dessas empresas", destaca Nilson Brasil, presidente da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim), entidade responsável pela organização da Feira.

Criada há cerca de seis meses, uma empresa que atua no segmento de máquinas pesadas, comercializando, por exemplo, pá carregadeira, retroescavadeiras, empilhadeiras, entre outras, é uma das novas marcas apresentadas no Centro de Exposições e Eventos Enéas Negreiros (Expocenter), local de realização da Ficro. Representante de uma conhecida fábrica de máquinas pesadas da China, a empresa avalia como positiva a participação na Feira.

"A Ficro é uma vitrine, uma vez que proporciona excelentes oportunidades de negócios. Somos revendedores autorizados de uma marca chinesa desde o mês de março, mas já vínhamos planejando e organizando esse projeto desde 2007, e agora pudemos concretizar esse sonho", destaca André Conrado, diretor comercial da empresa.

Segundo ele, a expansão vivenciada por Mossoró nos últimos anos no setor da construção civil possibilita que grandes empresas que atuam em segmentos como o de máquinas pesadas queiram investir na cidade. "Aqui, na cidade, já estão instaladas grandes construtoras, até mesmo de nível nacional, e para se ter uma ideia, Mossoró já possui uma das maiores populações de máquinas pesadas do Nordeste", destaca André Conrado.

Uma construtora recentemente instalada na cidade também aproveitou a 25ª edição da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste para dar sequência ao seu processo de fixação em Mossoró. Atuando no ramo da construção civil há cerca de 15 anos, a empresa, de origem mineira, prepara o lançamento de um condomínio no bairro Bom Jesus, zona Sul da cidade. "Mossoró é uma cidade economicamente muito ativa, e mesmo com o 'boom' imobiliário que existe hoje, ainda há muito o que ser explorado. Existe espaço para novas empresas desse segmento", diz o responsável pelo departamento de desenvolvimento imobiliário da construtora, César Vidigal.

O comércio de artigos industriais e serviços navais também foi destaque durante a Feira, representado por uma empresa com sede no Rio de Janeiro, mas que agora designou um dos seus representantes para Mossoró. "Nós trabalhamos com a comercialização de equipamentos utilizados na exploração de petróleo, e estar presente na Feira é muito importante, pois podemos divulgar a nossa marca e fazer com que as pessoas conheçam nosso ramo de atuação", conclui Rui Jardim, Ceo da empresa.
 
Feira é encerrada superando expectativas no volume de negócios

Com expectativa inicial de movimentar cerca de R$ 30 milhões em volume de negócios durante seus quatro dias de realização, a Ficro foi encerrada superando essa previsão, segundo Nilson Brasil.
"Vamos nos reunir, fazer um levantamento, e acredito que em uma semana o balanço final deva ser divulgado, mas com certeza superamos os R$ 30 milhões, o que é um grande resultado para a Feira. Podemos afirmar que a 25ª Ficro foi um sucesso total, constatação essa baseada no número de visitantes, estandes e também no volume de negócios", relata o presidente da Acim.

As afirmações de Nilson Brasil corroboram com o que defende o coordenador da Feira, José Carlos. "A Ficro é o lugar certo para as empresas que querem divulgar sua marca, e percebemos o sucesso do evento quando vemos esse grande número de visitantes, a participação de empresários de vários estados do Brasil e o investimento que foi feito pelos profissionais em seus estandes", conta.

A diversidade em sua programação também foi um dos fatores que contribuíram para que a Feira atingisse as expectativas, segundo os organizadores. Ao longo dos quatro dias da Ficro, o público acompanhou atividades como o projeto Fomenta, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que teve como objetivo capacitar e estimular os pequenos negócios a se tornarem fornecedores de produtos e serviços para instituições públicas.

O evento promoveu ainda o 4º Salão do Automóvel, com a presença das principais marcas de veículos, em um único espaço, que participaram da Feira com um incentivo a mais: a proximidade do fim da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros zero quilômetro, programada pelo Governo Federal para o final deste mês.


Fonte:   Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário