sábado, 4 de agosto de 2012

FEIRA DO EMPREENDEDOR - NATAL/RN



Feira do Empreendedor tem programação até hoje

Nem sempre uma boa ideia é o suficiente para garantir o sucesso de um empreendimento. Muitos futuros empreendedores tem a ideia, o capital inicial, mas não sabem por onde começar o negócio.  Pensando nessa dificuldade é que na Feira do Empreendedor, evento que começou na última quarta-feira e será encerrado hoje no Centro de Convenções de Natal, é possível encontrar desde a orientação empresarial até a formalização do negócio.

Adriano AbreuA Feira é realizada no Centro de Convenções de Natal e tem espaços setorizados, para atender interessados em investir em diversas áreasA Feira é realizada no Centro de Convenções de Natal e tem espaços setorizados, para atender interessados em investir em diversas áreas.

São oito stands com profissionais que vão orientar os futuros empresários sobre mercado, consultoria financeira, vendas, entre outros assuntos.

"Depois de tirar todas as dúvidas - desde a concepção até a manutenção do negócio -o empreendedor ainda pode formalizar sua empresa como empreendedor individual. Esse processo dura, no máximo, uma hora. O visitante já sai daqui empresário", disse o gerente de orientação empresarial do Sebrae/RN, Aldrin Silva.

Depois de formalizado é a hora de buscar crédito e outras condições de manter o negócio. É onde o empreendedor pode buscar a Rodada de Negociações. Nesse espaço, seis instituições financeiras (Caixa Econômica, Banco do Brasil, Unicred, Banco do Nordeste, AGN e Bradesco) apresentam produtos e soluções para ajudar os empresários.

"Cada empresário tem um tempo de 20 minutos para tirar as dúvidas. A ideia é aproximar as instituições financeiras e os empresários para que esses consigam as melhores linhas de crédito, por exemplo", explicou  a analista de acesso ao serviço financeiro, Ruth Pinheiro. A Rodada de Negócios superou as expectativas dos organizadores. Foram atendidos, diariamente, uma média de 100 empresários. Já os stands de Orientação Empresarial receberam uma média de 250 a 300 empreendedores/dia.


  Adriano Abreu

Denise Sato é uma das empresárias que buscam orientação no evento
Denise Sato é uma das empresárias que buscam orientação no evento
A empresária paulista Denise Sato, recém-chegada de  São Paulo, foi uma das centenas de pessoas que utilizaram esses serviços. Ela já possui uma empresa formal e foi até a Feira buscar orientações para expandir o negócio.

Denise trabalha com venda de perfumes. Ela importa a matéria-prima (essência), produz o perfume e cadastra pessoas para revender os produtos.

"Eu vim justamente buscar informações de como formalizar os revendedores. Eles não serão meus funcionários, serão empresários. Por isso vim buscar as informações de como posso fazer isso aqui em Natal. E o bom foi que consegui fazer tudo em um só lugar", disse Denise. Outro espaço que tem atraído bastante visitantes é o das incubadoras de empresas. Elas são uma opção para o empreendedor começar bem com apoio e conhecimento técnico.

São apresentados o trabalho e a atuação das onze incubadoras que já estão em funcionamento e outras quatro, cuja previsão é começar a operar ainda neste ano. Todas concebidas pelo Sebrae em parceria com universidades e centros de ensino. A ideia é mostrar ao público que pretende abrir uma empresa as vantagens de se integrar a uma incubadora e o que é necessário fazer para participar.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) são algumas das instituições que estão apresentando as suas empresas incubadoras.

Investimentos em curso no RN inspiram evento

A Feira ocupa uma área de 4,4 mil metros quadrados para apresentar aos visitantes sugestões de negócios baseadas na dinâmica dos investimentos em curso no estado, em tendências locais e nacionais de empreendedorismo e no mapeamento das demandas de negócios e oportunidades identificadas pelo Sebrae em levantamento recente realizado em todos os bairros de Natal e cidades circunvizinhas, sobretudo na Região Metropolitana.

O resultado desse estudo gerou 108 perfis de negócios, que serão disponibilizados em terminais interativos no Espaço Tendências e Oportunidades. O visitante poderá cruzar informações sobre os negócios que são mais promissores ou os mais compatíveis para o bairro onde pretende investir e enviar o material pesquisado por e-mail.

A Feira também oferece palestras, com destaque para o Espaço Sebrae/UnP, que disponibiliza palestras sobre empreendedorismo. Já o Cine Empreendedor terá uma mostra de 12 filmes com o mesmo enfoque. A maratona de capacitações ocupa 15 salas simultaneamente.

Outro atrativo do evento são os 12 salões setoriais que apresentam modelos de negócios.  Os salões, que apresentam propostas de negócios viáveis, foram concebidos a partir das oportunidades da Copa de 2014. Os 12 espaços (Salão de Franquias, Salão do Agronegócio, Salão da Construção Civil, Salão do Comércio e Serviço, Salão do Turismo, Salão de TI, Salão da Produção Associada ao Turismo, Salão de Responsabilidade Social, Salão de Têxtil e Confecção, Salão da Sustentabilidade, Salão das Incubadoras e Salão Parceiros), segundo o Sebrae, tem o propósito de estimular a criatividade de quem sonha em ter uma empresa própria ou renovar aquela que já está instalada.

Destaques

Confira alguns destaques da Feira do Empreendedor (04/08):

14h30: Oficina de criatividade -Design de moda;

16h: Palestra - Ética e postura profissional no ambiente de trabalho;

18h: Cine Empreendedor - O sucesso num mundo em mudanças + Negócio Certo;

20h: Palestra - Linhas de crédito para o setor de turismo 

Para conferir a programação completa acesse: http://feiradoempreendedor.rn.sebrae.com.br


Serviço:

Programação: Das 14h às 22h

Local: Centro de Convenções de Natal

Custo para os visitantes: - Quem não preencheu a ficha de inscrição pela internet poderá preenchê-la na própria feira ao custo de R$ 5,00

- Os visitantes da feira também terão o serviço de estacionamento, oferecido a um custo de R$ 3,00. 



Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte
Carla França - Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário