segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ESTÁTUA DE PADRE CÍCERO



Iphan desenvolve processo para tombar estátua de Padre Cícero, no Ceará


Imagem/Arquivo Blog "naserra"
A estátua do Padre Cícero, no município de Juazeiro do Norte, Ceará, está em processo de tombamento por ser centro de peregrinação de fiéis católicos no Nordeste. Além da estátua o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pretende tornar bem imaterial as Romarias, em Juazeiro do Norte, e as festas de Santo Antônio, em Barbalha, ambos no Cariri cearense. O Ministério Público Federal no estado está acompanhando os três processos.

Rafael Ribeiro Rayol, procurador da República, abriu um procedimento administrativo para dar continuidade ao processo. Para ele é necessário conservar a estátua que representa um símbolo religioso e político da região Nordeste que leva milhares de romeiros à Colina do Horto anualmente.

Sobre as manifestações religiosas, o procurador afirma que o decreto 3.551, de agosto de 2000, instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial do Patrimônio Cultural Brasileiro. Este decreta que os atos religiosos podem ser inscritos no Livro de Registro das Celebrações, que engloba rituais e festas que expressam marcas culturais do populares.

Para fundamentar o tombamento, com previsão de conclusão do processo até a metade do ano que vem, o Iphan está trabalhando junto à Universidade Federal do Ceará (UFC), para conseguir o tombamento da estátua do Padre Cícero, que também envolve a preservação da Casa dos Milagres, próximo à Capela do Socorro, onde o padre foi enterrado.
 
 
 
Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário