sábado, 4 de agosto de 2012

PERIGO NAS GRADES DE PROTEÇÃO QUE DÁ ACESSO ÀS PASSARELAS EM NATAL/RN

Em Natal, grades é que precisam de proteção
Diversos trechos próximos a passarelas que deveriam barrar passagem de pedestres encontram-se destruídos

A reclamação é muito comum entre os natalenses. As grades de segurança que dão proteção aos pedestres nas proximidades de várias passarelas de Natal precisam de manutenção. Alguns trechos estão completamente destruídos por causa de acidentes de carro, outros foram alvo de vandalismo daquelas pessoas que queriam passar para o outro lado da via, e têm preguiça de andar cem ou duzentos passos adiante para subir na passarela, evitando colocar a vida em risco no trânsito. O Diário de Natal percorreu ontem alguns trechos problemáticos. Não adianta culpar o desgaste. Parte das grades está destruída por ação do tempo ou por acidentes, mas muitas estão enferrujadas, com pintura descascando, além de muito lixo jogado no canteiro. Enfim, um desleixo. 
 

Neste ponto da BR-101, grade foi destruída devido a acidente há um ano. Em outros locais, cercas foram violadas pela própria população. Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press

O ponto mais desrespeitado pelos pedestres é a BR-101, na altura de Cidade Satélite. A grade foi rasgada num trecho de aproximadamente 10 metros por causa de um acidente há um ano. Nunca foi consertada, nem pela prefeitura, responsável pela manutenção, nem por quem construiu a obra, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Além disso, solenemente os pedestres atravessam a rodovia federal (a mais movimentada do Estado), e evitam usar a passarela. "É mais fácil passar assim. A passarela fica longe. Não faço nada que os outros não façam", alegou Adonias Ferreira, comerciário.

A estudante Íngrid Letícia disse que sabe de relatos de atropelamentos no trecho, mas ela afirma que toma cuidado. "Às vezes eu espero tanto que vejo que se fosse pela passarela talvez chegasse até mais rápido", constata. Já Ângela Nascimento, desempregada, explicou que só passa pela BR em direção ao outro lado porque a passarela é perigosa. "À noite é muito escuro. Os bandidos se escondem e fazem asfalto. Aqui o pessoal não precisa nem passar pela grade arrombada. Ninguém respeita a passarela mesmo", afirmou. "De minha parte a grade arrebentada não incomoda não. Se fosse no meio da pista, sim, incomodaria. O que me preocupa é que muita gente passa cruzando na frente dos carros", diz o motorista Jobson Maia.

Outro problema nas imediações de grades de proteção pode ser visto ao longo da BR em direção ao Viaduto de Ponta Negra. O lixo se acumula nos canteiros e os garis trabalharam ontem juntando os entulhos. "A gente junta tudo ai. Só que a gente não sabe quando eles vão vir pegar. A prefeitura não pagou aos caçambeiros", informou um funcionário da Semsur que trabalhava no local. Outro problema - dessa vez novamente com as grades, pode ser visto ao longo da Avenida Senador Salgado Filho. Os próprios moradores de Lagoa Nova fizeram brechas na grade localizada no canteiro central: ocorre nas imediações da Igreja Universal do Reino de Deus, próximo à Universidade Potiguar (UnP) e na frente do shopping Midway Mall. São muitos exemplos.


Perigo
Ainda nas imediações do Midway, só que já na Avenida Bernardo Vieira, há tantos buracos nas grades que foram criadas pelo menos cinco passagens irregulares de pedestres. "É um perigo. Aqui passam muitos ônibus e às vezes você não vê quem está atravessando", alertou um motorista da linha 07 - Alvorada / Cidade Jardim. "Como aqui o movimento é grande, a gente usa tanto a própria avenida quanto a passarela do shopping para chegar ao outro lado da Bernardo Vieira. Nunca vi nenhum acidente. Tem que passar com atenção", relatou o auxiliar de serviços gerais Antônio Maurício Silva.


Fonte:  DIARIOdeNATAL.com
Sérgio Henrique Santos
sergiohenrique.rn@dabr.com.br 
Via   DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário