quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PARÓQUIA DE SANTA LUZIA - MOSSORÓ/RN

Paróquia de Santa Luzia completa 170 anos de história e evangelização

A Paróquia de Santa Luzia completa 170 anos no próximo sábado, data importante pelo sentido histórico e pela missão evangelizadora nesses quase dois séculos de existência. Para celebrar o aniversário, a Catedral realiza no domingo (28), às 19h, a missa de entrega do templo renovado após o processo de pintura.

Além de ser uma missa comemorativa ao aniversário da paróquia, a celebração também conta com o envio das equipes da festa da padroeira deste ano.

Em entrevista ao jornal O Mossoroense, padre Flávio Augusto disse que o principal desafio da paróquia na cidade é fazer com que aqueles que se dizem católicos participem efetivamente da religião.

Monsenhor Francisco de Sales Cavalcanti destacou em seu livro, "Paróquia de Santa Luzia, 150 anos" que a paróquia de Mossoró foi criada devido à necessidade de trabalho evangelizador mais intenso na cidade. Isso porque, até então, a capela de Santa Luzia pertencia à Freguesia de Apodi, o que restringia o trabalho pastoral.

Assim, com a capela elevada à condição de matriz, com a criação da paróquia, a cidade passou a contar com a presença permanente de um padre. O que veio a ocorrer em 1842, quando dom Manoel Assis Mascarenhas sancionou a Resolução nº 87, criando a Freguesia de Santa Luzia de Mossoró.

O primeiro vigário da região foi o padre Antônio Joaquim, que atuou no município por 51 anos. Com o tempo, a Paróquia de Santa Luzia passou a ser a sede da Diocese de Mossoró, desmembrada em outras paróquias, tornando-se paróquia com característica urbana. Atualmente, a paróquia é dividida em quatro áreas paroquiais e 14 setores missionários.


Fonte:   Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário