Viaduto do Baldo será interditado amanhã
O trânsito nas imediações do Centro de Natal vai mudar a partir de amanhã. Nos próximos 60 dias, os motoristas não poderão trafegar pelo Viaduto do Baldo. A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) vai interditar o local para elaborar estudos técnicos que irão determinar qual a melhor alternativa para restaurar a estrutura do equipamento. Equipes da secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) estarão nas primeiras horas de amanhã organizando o trânsito. Os acessos ao viaduto serão bloqueados com blocos de concreto.
Magnus Nascimento
Trânsito no Viaduto do Baldo ficará interrompido por 60 dias
Trânsito no Viaduto do Baldo ficará interrompido por 60 diasCom a interdição, o município atende recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) formalizada no final de agosto através de Ação Civil Pública. A 28ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, por meio da Promotora Rossana Mary Sudário, ajuizou a ação devido à suposta falta de manutenção da estrutura do viaduto. A promotora pediu a interdição imediata da estrutura. Desde 2010, a suposta deterioração foi denunciada pelo MPE. De acordo com a denúncia, o estacionamento da Cosern já havia sido interditado devido aos pedaços de concreto que se soltavam da estrutura.
A decisão de interditar a estrutura foi tomada três dias após o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Ibanez Monteiro da Silva, acatar parcialmente o pedido do MPE - o magistrado ratificou a necessidade de ser feito estudo técnico para avaliar o grau de comprometimento da estrutura, porém não considerou a interdição do Viaduto do Baldo.
No dia 18 de setembro, a PGM se manifestou contrária à interdição do viaduto. O procurador-geral, Francisco Wilkie Rebouças declarou que considerou como base para o parecer da PGM a vistoria do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-RN), realizada logo após o pedido do MPEl, que havia estabelecido multa diária de R$ 30 mil para caso o município descumprir a determinação.
O motorista precisa ficar atento caso o destino seja o bairro da Ribeira. Quem trafega pela Prudente de Morais e usava o viaduto para chegar ao bairro, tem como opção seguir pela Prudente ou entrar na avenida Monsenhor Walfredo Gurgel. Antes do viaduto, deve entrar à direita. Para tanto, há duas opções: rua José de Alencar ou rua Mermoz. Ambas opções têm como destino a avenida Deodoro da Fonseca.
Quem já está na Ribeira e precisa se deslocar para outro bairro, tem como opção a rua Governador Rafael Fernandes que liga o bairro ao Alecrim, ou, saindo da Duque de Caxias, entrar na rua Câmara Cascudo ou Juvino Barreto. Nesse caso, o motorista chegará à Rio Branco ou Prudente de Morais. Segundo Carlos Eugênio, da Semob, haverá equipes da secretaria orientando os motoristas durante esta quinta-feira. "Os blocos de concreto serão colocados logo nas primeiras horas do dia. Vamos ao local orientar o trânsito no primeiro dia de interdição do viaduto", explicou.
Roberto Lucena - repórter
FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário