quarta-feira, 3 de outubro de 2012

INTERDIÇÃO DO VIADUTO DO BALDO


Viaduto do Baldo será interditado amanhã
O trânsito nas imediações do Centro de Natal vai mudar a partir de amanhã. Nos próximos 60 dias, os motoristas não poderão trafegar pelo Viaduto do Baldo. A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) vai interditar o local para elaborar estudos técnicos que irão determinar qual a melhor alternativa para restaurar a estrutura do equipamento. Equipes da secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) estarão nas primeiras horas de amanhã organizando o trânsito. Os acessos ao viaduto serão bloqueados com blocos de concreto.

Magnus NascimentoTrânsito no Viaduto do Baldo ficará interrompido por 60 diasTrânsito no Viaduto do Baldo ficará interrompido por 60 dias

Com a interdição, o município atende recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) formalizada no final de agosto através de Ação Civil Pública. A 28ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, por meio da Promotora Rossana Mary Sudário, ajuizou a ação devido à suposta falta de manutenção da estrutura do viaduto. A promotora pediu a interdição imediata da estrutura. Desde 2010, a suposta deterioração foi denunciada pelo MPE. De acordo com a denúncia, o estacionamento da Cosern já havia sido interditado devido aos pedaços de concreto que se soltavam da estrutura.

A decisão de interditar a estrutura foi tomada três dias após o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Ibanez Monteiro da Silva, acatar parcialmente o pedido do MPE - o magistrado ratificou a necessidade de ser feito estudo técnico para avaliar o grau de comprometimento da estrutura, porém não considerou a interdição do Viaduto do Baldo.

No dia 18 de setembro, a PGM se manifestou contrária à interdição do viaduto. O procurador-geral, Francisco Wilkie Rebouças declarou que considerou como base para o parecer da PGM a vistoria do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-RN), realizada logo após o pedido do MPEl, que havia estabelecido multa diária de R$ 30 mil para caso o município descumprir a determinação.

O motorista precisa ficar atento caso o destino seja o bairro da Ribeira. Quem trafega pela Prudente de Morais e usava o viaduto para chegar ao bairro, tem como opção seguir pela Prudente ou entrar na avenida Monsenhor Walfredo Gurgel. Antes do viaduto, deve entrar à direita. Para tanto, há duas opções: rua José de Alencar ou rua Mermoz. Ambas opções têm como destino a avenida Deodoro da Fonseca.

Quem já está na Ribeira e precisa se deslocar para outro bairro, tem como opção a rua Governador Rafael Fernandes que liga o bairro ao Alecrim, ou, saindo da Duque de Caxias, entrar na rua Câmara Cascudo ou Juvino Barreto. Nesse caso, o motorista chegará à Rio Branco ou Prudente de Morais. Segundo Carlos Eugênio,  da Semob, haverá equipes da secretaria orientando os motoristas durante esta quinta-feira. "Os blocos de concreto serão colocados logo nas primeiras horas do dia. Vamos ao local orientar o trânsito no primeiro dia de interdição do viaduto", explicou.



 Roberto Lucena - repórter

         FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário