sábado, 20 de outubro de 2012

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA A MEIA NOITE DE HOJE

Horário de verão começa neste domingo; veja o que muda pra você

Imagem/Arquivo Blog "naserra"
Na madrugada de sábado pro domingo, às 0h, começa o horário de verão nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. E embora o Rio Grande do Norte esteja fora, a rotina da maioria dos potiguares deve mudar com a antecipação em uma hora no atendimento bancário, no horário de chegada e partida dos voos aéreos e na grade de programação televisiva. O novo horário fica em vigor até 17 de fevereiro.

O atendimento nas agências bancárias passa das 10h às 16h, para abertura às 9h até às 15h. Toda a programação da TV começará uma hora mais cedo. E quem for esperar um amigo ou familiar no Aeroporto Augusto Severo, ou em outro aeroporto do Norte e Nordeste, não precisa se antecipar: o horário impresso no ticket já leva em consideração o fuso de cada Estado. 

Neste caso dos voos, quem sai de um estado sem horário de verão para outro com a mudança, antecipa o relógio em uma hora quando chegar ao seu destino. Por exemplo: você sai do Natal ao Rio de Janeiro. Assim que chegar lá, atrasa uma hora do seu relógio e curte mais uma hora do dia. Quem vem do Rio de Janeiro para Natal, chega aqui e adianta uma hora do relógio. 

Atenção

O horário de verão segue o horário de Brasília. Portanto, qualquer atividade o serviço prestados no Rio Grande do Norte e vinculados a órgãos federativos e instituições de âmbito nacional, a exemplo de algumas provas de concurso público, serão antecipadas em uma hora. Um exemplo prático é a prova do 8º Exame de Ordem Unificado da OAB, agendada para este domingo. O horário da prova seguirá o horário de Brasília e começa às 13h, sendo concluída às 18h.

Economia

Com o horário de verão, o governo federal espera reduzir em 4,5% o consumo de energia no horário de ponta, que vai das 18h às 21h. Esse valor equivale ao dobro da energia gasta na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), a redução geral é de 0,5%, que representa economia de 280 milhões de reais em todo o país, superior aos R$ 130 milhões do ano passado.

História

O horário de verão foi idealizado por Benjamin Franklin, em 1784, nos EUA. No entanto, o governo americano não gostou da idéia. O primeiro país a adotar foi a Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial. No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932. Em 1985, depois de 18 anos sem sua instituição, a prática de adiantar os relógios em uma hora foi novamente adotada em razão da queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas. Após esse período, o horário de verão passou a ocorrer em todos os anos.

Curiosidade

Atualmente tramitam três propostas que pretendem extinguir por vez o horário especial em todo o país. O mais recente é de 2009 e tem autoria do deputado Mário de Oliveira (PSC-MG).


Por Sérgio Vilar, do DN Online

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário