quarta-feira, 17 de outubro de 2012

DIA INTERNACIONAL DA ERRADICAÇÃO DA POBREZA

Dia Internacional da Erradicação da Pobreza objetiva diminuir até 2015 o número de pessoas indigentes


Areas_perifericasEm 1993 foi decretado que o dia 17 de outubro seria o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. A data surgiu com o objetivo de promover anualmente um debate sobre as formas para se minimizar e de forma gradual erradicar a pobreza e a indigência em todos os países, com atenção redobrada naqueles em desenvolvimento, como o Brasil.

O intuito é que até 2015 fosse reduzido pela metade o número de pessoas vivendo na indigência, o que na prática não vêm sendo sentido. Prova disso é que segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 50% da população de Mossoró vive em situação de miséria.

O historiador Geraldo Maia destacou que a renda econômica no município sempre foi muito concentrada, favorecendo assim para o aumento do número de pessoas vivendo em situação de pobreza.

"Antes da urbanização e chegada das indústrias e comércio na cidade, a renda era melhor distribuída, porque as pessoas podiam plantar e garantir a sua subsistência. A partir da comercialização houve uma segregação de classes, a renda passou então a se concentrar nas mãos de uma pequena parcela da população", explicou o historiador.

Ele ainda destaca que atualmente o que vêm contribuindo para essa situação encontrada no município é a falta de qualificação de mão de obra.

"Um dos fatores que contribuem para o grande número de pessoas em situação de pobreza na região é o desemprego, motivado principalmente pela falta de qualificação. Para se ter uma ideia, empresas ligadas à Petrobras são as que mais contratam de forma terceirizada. Ao invés de optarem por contratar pessoas do município, acabam trazendo profissionais de outros estados, pois os trabalhadores locais não possuem qualificação. A prefeitura deveria unir-se a outros órgãos pra buscar medidas efetivas para minimizar este problema".

O setor da construção civil também vêm sendo afetado pela falta de mão de obra qualificada, o que limita a inclusão de mossoroenses nas vagas de empregos surgidas com os novos empreendimentos imobiliários.

A equipe de redação do jornal O Mossoroense tentou entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Mossoró para saber quais as ações desenvolvidas pelo órgão para erradicar a pobreza no município, mas não obteve êxito.
 
 
Fonte:  Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário