terça-feira, 9 de outubro de 2012

INFORMATIVO DO HEMOCENTRO DE MOSSORÓ/RN

Hemocentro de Mossoró informa que precisa de sangue do tipo negativo com urgência


doacoes_de_sangueEntre os meses de setembro e outubro, o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemocentro) de Mossoró, registrou poucas doações de sangue do tipo negativo. A Assistência Social do órgão informou que precisa urgente de donativos nesse sentido, pois no município existem três pacientes precisando de sangue O negativo, e não possui mais bolsas de sangue para oferecer a essas pessoas.

A assistente social Denise Morais informou que de agosto ao início de outubro as doações têm se mantido estáveis para os tipos de sangue positivo, principalmente dos grupos A e O.

"Nesses últimos meses mantivemos uma média de doações de 80 bolsas de sangue por dia, mas grande parte positivo. Os doadores do tipo negativo são raros de aparecer, já que em Mossoró apenas 3% da população possui sangue desse grupo. Temos pacientes internados que precisam urgente da doação, quem puder contribuir para mudarmos essa situação será muito bem-vindo".

Ela ainda destaca que a inaptidão de alguns doadores tem prejudicado as doações. "Depois que o Ministério da Saúde determinou que as pessoas com mais de três parceiros sexuais, durante o período de um ano, não poderiam doar sangue, a quantidade de doadores reduziu bastante. O comportamento sexual tem feito mais inaptos do que doenças como a gripe, pressão alta, entre outras", declarou Denise.

O Hemocentro estará realizando ações nos dias 10 e 11, respectivamente no campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e no Colégio Evangélico, situado próximo ao Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia. Aqueles que quiserem participar podem se dirigir à unidade móvel, que estará nesses dois ambientes, entre as 7h e 17h, ou ir diretamente ao Hemocentro, que está localizado no Hospital Regional Tarcísio Maia.
 
 
 
Fonte:  Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário