sábado, 6 de outubro de 2012

DENGUE EM NATAL/RN



Quadro de dengue se mantém estável


A Secretaria Municipal de Saúde registrou um aumento de 27 casos de dengue em Natal no acumulado das 36 semanas epidemiológicas. O último boletim (02/09 a 08/09/2012) registrou 11.810 casos notificados  contra 11.783 casos registrados no boletim anterior (26/08 a 01/09/2012). O Distrito Oeste se mantém como a região com o maior número de notificações, 3.467 casos.

Alex RégisO último boletim (02/09 a 08/09) registrou 11.810 casos contra 11.783 no boletim anteriorO último boletim (02/09 a 08/09) registrou 11.810 casos contra 11.783 no boletim anterior

O número de casos suspeitos de dengue se manteve o mesmo do boletim anterior, 599. Desses, 136 foram confirmados, sendo    100 casos de Dengue com Complicação, 33 casos de Febre Hemorrágica da Dengue e três de Síndrome do Choque da Dengue. Outros 331 casos foram confirmados como dengue clássica, 115 ainda estão pendentes de confirmação, 16 foram descartados para dengue e um está inconclusivo.

Os bairros dos Distritos Oeste e Norte permanecem na liderança entre os que mais registram casos de dengue. Na zona Norte, os bairros de Potengi (986), Pajuçara (587) e Lagoa Azul (537) são os que apresentam mais casos.

Na região Oeste o bairro de Felipe Camarão (851), Quintas (779) e Dix-Sept Rosado (380) registram a maior quantidade casos, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde.

A diretora do Departamento de Vigilância da SMS, Marlene Ferreira, disse que esses números se mantém dentro da expectativa para o período, que é normal apresentar uma redução ou um aumento discretos dos casos.

"Nesse período de outubro a fevereiro é normal haver uma redução dos casos de dengue. Continuamos apresentando os casos, mas não estamos no limite de risco", explicou Marlene Ferreira.

Ainda de acordo com ela, a Secretaria Municipal de Saúde aproveita esse período para intensificar as campanhas educativas de combate a dengue. E a quantidade de casos de dengue do próximo ano vai depender das ações que forem feitas agora.

"O ideal é que a gente consiga sensibilizar a população nesse período para que em março - época que começam as chuvas - não se tenha um ambiente propício para a proliferação do mosquito", explicou a  diretora do Departamento de Vigilância à Saúde da SMS.

Dados do Ministério da Saúde apontam que 90% da população brasileira sabe o que precisa fazer para evitar a dengue, mas como não há um forte apelo da mídia e das próprias secretárias de saúde - já que os números de casos são menores - acabam 'esquecendo' de colocar as ações em prática.

Marlene Ferreira disse ainda que os agentes de endemia estão diariamente realizando vistorias em residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos.

A Secretaria de Saúde garantiu que está realizando ações e campanhas educativas de combate a dengue. As crianças são o foco da SMS. Elas atuam como agente multiplicadores.

A equipe do Centro de Zoonoses e o Núcleo de Informação , Educação e Comunicação em Saúde da Vigilância Sanitária visita todas as regiões da cidade e escolhe uma escola em cada uma delas. Escolhida a instituição, 100 alunos -de cada uma- são capacitados para repassar a toda a população informações sobre a dengue.

O outro projeto, o Agente Contra a Dengue, em parceria com um supermercado da cidade, também promove a capacitação dos pequenos multiplicadores.



FONTE







Nenhum comentário:

Postar um comentário