sexta-feira, 12 de outubro de 2012

DIA DA PADROEIRA DO BRASIL


Feriado celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida

Nossa_Senhora_AparecidaO país inteiro para hoje com o objetivo de celebrar o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A data divide as comemorações com o Dia da Criança, o que faz com que muitos esqueçam o real significado do feriado do dia 12 de outubro. Em Mossoró, para comemorar a data, a Catedral de Santa Luzia realizará a missa às 17h, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

A história de Nossa Senhora Aparecida surgiu quando três pescadores encontraram a imagem da santa, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, no estado de São Paulo, por volta do ano 1717. Os pescadores procuravam peixe há algum tempo, sem sucesso. Foi quando um deles trouxe em sua rede o corpo da imagem. Depois lançou novamente a rede e puxou a cabeça. Depois do resgate, houve abundância de peixes.

Os pescadores, então, levaram a imagem de Nossa Senhora da Conceição para casa e trataram de espalhar o feito. A imagem recebeu o nome de Aparecida, por ter surgido em meio às águas. Logo, populares começaram a procurar a imagem para rezar e solicitar graças. A devoção foi aumentando e as graças alcançadas ajudaram a difundir o nome de Nossa Senhora Aparecida em todas as regiões do Brasil.

A primeira capela oficial foi instalada em 1745, mas o número crescente de fiéis levou à construção de uma igreja maior. O local deu início a uma vila que em 1928 tornou-se município. Em 1929, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada rainha do Brasil e a padroeira oficial do país, por determinação do papa Pio XI.

Com a grande quantidade de fiéis e romeiros que procuravam a igreja de Nossa Senhora Aparecida, em 1955, foi iniciada a construção da Basílica Nova, que em tamanho só perde para a de São Pedro, no Vaticano. O prédio foi construído em formato de cruz e tem capacidade para abrigar 45 mil pessoas.
 


Fonte:  Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário