terça-feira, 16 de outubro de 2012

CAERN

Moradores de Morro Branco e Nova Descoberta devem providenciar ligação de esgoto


Os moradores de Morro Branco e Nova Descoberta devem providenciar à ligação de esgoto à rede que foi concluída pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Esta semana, estão sendo entregues comunicados que informam a importância dos moradores fazerem a ligação. A partir do mês de novembro, a tarifa referente à coleta de esgoto será cobrada dos moradores destes bairros.


A ligação é de responsabilidade do usuário, que inclusive arca com os custos da mesma. O serviço do proprietário do imóvel é ligar o esgoto domiciliar até a caixa implantada pela Caern na calçada. A Caern baseia-se na Lei Federal 11.445/2007 para solicitar que as ligações sejam feitas. As pessoas que não se ligarem à rede estão sujeitas as penalidades previstas na legislação. 

O esgotamento sanitário de Morro Branco e Nova Descoberta beneficia diretamente 36 mil pessoas. O efluente coletado será tratado na Estação de Tratamento de Esgotos do Baldo. Foram investidos R$ 11 milhões nesta obra, com recursos do governo estadual e federal.

Entre os benefícios que o saneamento destes dois bairros oferece é a despoluição das lagoas conhecidas como Preá e Jacaré. As duas lagoas que foram feitas para receber apenas água de chuva, receberam clandestinamente esgotos ao longo dos anos, o que provocava fedentina e criadouro de mosquitos, prejudicando os moradores da vizinhança.



* Com informações da Caern

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário