sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CONSUMO DE PRODUTOS NATURAIS

Conheça os perigos dos suplementos a base de ervas

Preocupado com o grande aumento do consumo de produtos naturais e suplementos dietéticos nas últimas duas décadas, o Dr. Hsiang-Wen Lin, da Faculdade de Farmácia, em Taiwan, resolveu pesquisar os efeitos causados por eles nos consumidores. De acordo com a pesquisa, usar suplementos naturais ou dietéticos como equinácea, Erva de São João, linhaça e ginkgo podem causar efeitos colaterais adversos quando misturado com medicamentos.

— Estima-se que mais de 50% dos pacientes com doenças crônicas ou câncer, nos EUA, utilizam esses produtos junto com a medicação prescrita. Apesar de sua ampla utilização, os riscos potenciais associados a combinação de ervas e suplementos de dieta com outros medicamentos podem causar problemas graves de coração, dor no peito, dor abdominal e dor de cabeça — disse Dr. Lin.

De acordo com a pesquisa, aqueles que tomam varfarina, insulina, aspirina e ticlopidina apresentaram o maior número de relatos de interações adversas. Isso acontece porque a combinação entre os produtos e medicamentos afeta o processo pelo qual o organismo absorve e distribui as substâncias.

Os cientistas alertam que esses resultados podem ser apenas a ponta do iceberg e disseram que as pessoas precisavam estar conscientes dos riscos de saúde envolvidos.

Fonte:  Agência O Globo

VIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário