domingo, 21 de outubro de 2012

A SUA SAÚDE NO HORÁRIO DE VERÃO

Horário de verão exige cuidados com a saúde

Se não houver adaptações para a mudança de horário, algumas pessoas podem apresentar cansaço, fadiga e até mesmo chegar à exaustão.
Horário de verão segue até
o próximo dia 17 de fevereiro.
 O horário de verão começou hoje (21), e os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mais os do estado do Tocantins, já adiantaram seus relógios em uma hora. A mudança é para aproveitar melhor a luminosidade do dia nesta época do ano, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas.

E se não houver adaptações para a mudança de horário, algumas pessoas podem apresentar cansaço, fadiga e até mesmo chegar à exaustão, de acordo com o fisiologista Hildeamo Bonifácio. “Nesse quadro de exaustão, a pessoa mostra sinais parecidos com doenças, como irritabilidade, dor de cabeça, diarreia e mudanças de humor”.

Bonifácio recomenda que, na primeira semana de mudança de horário, as pessoas aumentem a ingestão de líquido e façam refeições leves. Também deve ser mantido o horário das refeições, para o cérebro se adaptar o mais rápido possível com a mudança. “Se a pessoa está acostumada a tomar café às 7h, agora vai ter que tomar no mesmo horário, mesmo que ainda não tenha tanta fome”.

A mesma tática deve ser adotada com o sono. Quem está acostumado a dormir às 22h, por exemplo, deve manter o horário, mesmo que ainda não tenha sono. “Se essas orientações não forem seguidas, é como se a pessoa estivesse em uma semana de carnaval: vai dormir tarde, acorda tarde, aí muda todo o relógio biológico”, diz o fisiologista.

A expectativa do governo é que o horário de verão deste ano evite um gasto de 280 milhões de reais com o acionamento de usinas térmicas, que seria necessário para suprir a demanda no horário de pico.

Por Sabrina Craide
FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário