terça-feira, 2 de outubro de 2012

COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO - NATAL/RN

Após 110 anos, CIC pode fechar
 
Perda de alunos e alta inadimplência seriam motivos para encerramento das atividades. Escola fará reuniões amanhã


A inadimplência poderá fechar as portas de uma da mais antigas e tradicionais escolas de Natal. O Colégio Imaculada Conceição (CIC), que há 110 anos faz história na cidade, poderá anunciar amanhã o encerramento das suas atividades. A direção geral da Congregação das Irmãs Doroteias, cuja sede é em Recife, se reúne amanhã com professores, pais e alunos da escola para o que chamam de "conversa franca". A reunião com os professores será às 9h, com os funcionários às 11h e com os pais às 19h. A diretora, irmã Maria Belchior, não quis adiantar a decisão da Congregação que administra a escola. Limitou-se apenas a dizer que, somente após as reuniões, é que seria anunciada.

Imaculada Conceição viu número de alunos cair de 2.700 para apenas 300. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press

Pioneiro no ensino privado em Natal, tendo formado muitas gerações de famílias que hoje têm posições de destaque na sociedade, nos últimos anos, o Colégio Imaculada Conceição vem enfrentando problemas sérios com a inadimplência que, segundo a diretora, chega a 40%. Além disso, a escola vem anoa ano perdendo alunos. De cerca de 2.700 alunos de anos atrás distribuídos nos três turnos, a escola possui atualmente cerca de 300 alunos e funciona em apenas um turno.

Enquanto permanece a incerteza, a Associação de ex-alunos da escola se organiza para amanhã, pela manhã, fazer uma grande manifestação na escola, por ocasião das reuniões. Estão convocando alunos, ex-alunos, professores e ex-professores, além de funcionários que viveram os 110 anos de história do Imaculada Conceição para se fazerem presentes na manifestação e assinar uma moção de protesto contra o fechamento da escola.

Segundo o manifesto, o fechamento da escola estaria sendo anunciado pela Congregação das Irmãs Doroteias que coordenam as escolas da Província Nordeste. "As Irmãs da Congregação Doroteia decidiram encerrar as atividades do Colégio Imaculada Conceição porque não conhecem a dimensão social desta instituição educacional para a cidade do Natal. Nós fazemos parte desta história. Não podemos nos calar e assistir ao fechamento das portas e encerrarem a história da primeira escolar particular que é patrimônio da educação no estado", diz o texto.

O manifesto prossegue: "Nós, da sociedade natalense, temos o dever de lutar pela continuação do CIC, que desde 1902, com a abnegação das irmãs Doroteias, corpo docente e funcionários dedicados à missão de educar pela via do coração e do amor, formando gerações comprometidas com o espírito de família, com a justiça, com a solidariedade e a construção de uma cultura de paz, tendo em Santa Paula Frassinetti sua referência. Por isso, conclamamos a todos que fazem parte desta história, para sensibilizar a Congregação Doroteia pela manutenção do CIC, preservando a existência desta conceituada instituição de ensino na cidade do Natal. Esta obra não pode acabar", apela o documento.



 FONTE:  DIARIODENATAL

         VIA

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário