quarta-feira, 20 de junho de 2012

"MOMENTO SAÚDE"

Gastrenterite por salmonelas

Dr. Dráuzio Varella
Salmonelose é uma infecção transmitida por inúmeras espécies diferentes de salmonelas, bactérias gram-negativas da família Enterobacteriaceae.

Essas bactérias são transmitidas pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados por fezes. Os que oferecem maior risco são as carnes em geral, especialmente a carne das aves (frango, pato, peru, etc.), ovos, leite não pasteurizado e seus derivados e a água.

Os tipos mais comuns de salmonelas (entre eles a Salmonella enteriditis) causam gastrenterite (inflamação da mucosa intestinal) e enterocolite aguda. O período de incubação varia de 8 a 48 horas após a pessoa ter ingerido alimento ou líquidos contaminados.

Sintomas

Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, falta de apetite, cólicas e diarreia, que pode ter ou não sinais de sangue. A intensidade varia de uma pessoa para outra.

Diagnóstico

O diagnóstico leva em conta a história do paciente, seus hábitos alimentares, os alimentos que ingeriu nas últimas refeições e o resultado do exame de cultura nas fezes.

É de extrema importância fazer o diagnóstico diferencial para afastar a possibilidade de moléstias, como a gastrenterite viral, colite ulcerativa, disenteria amebiana, entre outras, que apresentam sintomas semelhantes.

Uma vez constatados vários casos de infecção por salmonela transmitida por alimentos contaminados, a Vigilância Sanitária deve ser informada.

Tratamento 

Geralmente, a gastrenterite por salmonela é uma doença autolimitada. A proposta do tratamento é aliviar os sintomas e manter o doente bem hidratado. São raros os casos que evoluem para bacteremia, isto é, em que as bactérias escapam do intestino, se espalham pela corrente sanguínea e afetam outros órgãos. Nessas situações, o esquema terapêutico inclui o uso de antibióticos.

Crianças mal nutridas, idosos, pessoas imunodeprimidas ou portadoras de anemia falciforme correm risco maior de desenvolver complicações.

Recomendações

* Lave as mãos com frequência, especialmente antes das refeições e de prepararas refeições;
* Evite consumir alimentos à base de carne crua ou mal passada, nem mesmo os industrializados;
* Redobre a atenção com o preparo e cozimento da carne de frango e galinha;
* Tenha cuidado com os ovos, que devem ser bem cozidos. Lembre-se de que pratos, como a maionese feita em casa, por exemplo, incluem a adição de ovos crus como ingrediente;
* Beba só leite pasteurizado ou fervido;
* Lave bem verduras, legumes e frutas. Deixe-os mergulhados em água com hipoclorito de sódio ou uma colher de chá de água sanitária;
* Lave bem os utensílios de cozinha, especialmente quando usados na preparação de carnes cruas;
* Mantenha os ovos sob refrigeração.


Fonte:   Dr. Dráuzio Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário