RN terá campanha anual de conscientização sobre o TOC
Imagem/Arquivo Blog "naserra" |
A pessoa que sofre de TOC, mesmo desejando ou se esforçando, não consegue afastar ou suprimir totalmente compulsões apresentadas através de pensamentos ou impulsos que invadem a mente de formas repetitivas e persistentes, podendo ainda se manifestar através até de imagens, palavras, frases, números e músicas. Especialistas acreditam que as causas para o TOC podem ser genéticas, sendo comum o acometimento de várias pessoas na mesma família. A falta de conhecimento sobre os tratamentos é um dos principais obstáculos para solucionar o problema.
Procurado por pessoas que sofrem transtorno, o deputado justificou a proposta com a necessidade de que a população tenha um conhecimento mais amplo sobre o TOC. O conhecimento da doença, segundo especialistas, contribui para o enfrentamento dos sentimentos de quem sofre de TOC e, com a ajuda terapêutica, há o caminho mais promissor para minimização das limitações causadas pelo transtorno.
"É um assunto que todos têm noções básicas, de ouvir falar, mas que é necessário um aprofundamento. Há pessoas que sofrem de TOC e sequer sabem que têm o transtorno, ou o que pode ser feito para combater o problema. A conscientização é fundamental e por isso estou feliz com a aprovação unânime da proposta na Assembleia", disse Dibson Nasser.
O projeto aprovado prevê a criação da "Campanha Estadual de Conscientização sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo - T.O.C", que será realizada, anualmente, na primeira semana do mês de abril. Na campanha, que será coordenada pela Sesap, com a participação da Secretaria de Educação, deverá conter peças publicitárias, seminários, palestras, incentivo à participação de universidades e escolas e também de especialistas na área, havendo também a discussão do tema em salas de aula da rede pública.
Caso seja sancionado pela governadora Rosalba Ciarlini, o Governo terá 90 dias para regulamentar a lei antes de entrar em vigor e deverá firmar parcerias e acordos de cooperação técnica para realizar a campanha.
Fonte: Jornal Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário