sexta-feira, 29 de junho de 2012

FESTAS DE SÃO PEDRO


São Pedro: ponto facultativo


Imagem/Arquivo Blog "naserra"
Os festejos juninos chegam ao fim hoje com a comemoração do Dia de São Pedro. No Alecrim, cujo santo é o padroeiro, a Igreja Católica terá uma programação [confira box] com missas, recitação de terços e encerramento com a tradicional procissão. Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Natal, comércio e bancos funcionam normalmente, no entanto, repartições públicas do Estado, Município e Justiça terão ponto facultativo.

Em pelo menos cinco municípios o Dia de São Pedro será feriado municipal, por ser o padroeiro: Bodó, Baía Formosa, Caiçara do Norte, Francisco Dantas e  Várzea. Na capital, a expectativa dos festejos concentra-se no bairro do Alecrim. Ontem, vendedores de milho, fogos e roupas juninas contabilizaram um aumento nas vendas. Na Feira do Milho, que funciona ao lado da Ceasa, o comerciante Manoel Fêlix anunciava a "mão" de milho por R$ 25,00. De acordo com o vendedor, as vendas esse ano foram boas, mas ficaram abaixo do esperado. "A gente esperava vender mais. Vou ficar aqui até dia 30 e espero que consiga vender tudo", disse.

No canteiro central da avenida Antônio Basílio, no bairro Lagoa Nova, as barracas com fogos e outras mercadorias alusivas às festas juninas  registravam fraco movimento na tarde de ontem. No entanto, os comerciantes estavam esperançosos que o cenário mudasse. "Quando ficar mais tarde, e o pessoal sair do trabalho, vamos vender mais", disse Elisângela de Souza. Desde o último dia 7, ela comercializa roupas e fogos em uma das barracas. O movimento esse ano, segundo a vendedora, foi mais fraco se comparado com o ano passado. "Ano passado foi bem melhor que esse ano. Vamos ver se melhora no fim de semana", contou.

De acordo com o Governo do Estado, somente na Feira da Milho foram comercializadas mais de dois milhões de espigas. Até ontem, já haviam sido vendidas pelo menos 2,2 milhões de espigas. A quantidade é superior as marcas de 2010 e 2011 - quando foram comercializadas cerca de 2,1 milhões de unidades do produto. A Feira segue até amanhã.

A Paróquia de São Pedro comemora, amanhã, os 93 anos de festividade religiosa do Dia de São Pedro, padroeiro do bairro. A programação sociocultural encerra-se hoje, na Praça Almirante Tamandaré, na descida do Baldo, com apresentações de quadrilhas, leilão e funcionamento de barracas.

MISSAS

No decorrer da semana houve missas todos os dias, celebradas pelos padres da paróquia. O ponto alto da festa será a bênção das chaves, na missa das 6h30, e a procissão solene, às 16h. "São os dois eventos que mais lotam. Esse ano tivemos um bom público e esperamos encerrar a festa com muita alegria", disse o pároco de São Pedro, padre Islan Gonçalves.

O tema da festa esse ano é "Com São Pedro e Santa Luzia, à luz da fé em Jesus Cristo, viver um renovado anúncio do Evangelho". As imagens de Santa Luzia, de Mossoró, e da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, também serão conduzidas na procissão, ao lado da imagem de São Pedro. Por causa da feira livre de amanhã, a procissão não passará pela avenida Presidente Quaresma (avenida 1).

Programação

5h45 - Alvorada solene com queima de fogos e participação de banda de música

6h30 - Celebração eucarística seguida de Bênção das Chaves

9h - Recitação do Rosário de Nossa Senhora

12h - Repicar dos sinos e pipocaço de São Pedro

15h - Recitação do Terço da Misericórdia

16h - Procissão solene com imagens de São Pedro, Nossa Senhora da Apresentação e Santa Luzia. Saída da Igreja Matriz

17h30 - Concelebração eucarística de encerramento presidida pelo Arcebispo Emérito de Natal, Dom Matias Patrício

19h - Arriamento das bandeiras



Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário