II Ursap notifica 51 casos de hanseníase em Mossoró

Os números do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) revelam um dado preocupante: Mossoró representa 79,6% dos casos da doença registrados pela Regional. "Em 2011 foram notificados 126 casos, dos quais 104 pacientes são residentes em Mossoró", informa a coordenadora do Programa Regional de Controle da Hanseníase da II Ursap, Perpétua Pereira Sales.
Neste ano, a II Ursap notificou 64 casos de hanseníase, sendo 51 em Mossoró, quatro em Caraúbas, três em Apodi, três em Baraúna e nos municípios de Areia Branca, Governador Dix-sept Rosado e Ipanguaçu foram notificados um caso em cada município.
Para potencializar as ações de controle à doença, a Sesap realizou ontem uma reunião sobre hanseníase direcionada aos coordenadores regional e municipal do programa e supervisores da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Segundo o coordenador do PECH/Sesap, Bruno Lopes dos Santos, o objetivo do encontro é programar a I Oficina de Avaliação para a implantação do livro de sintomáticos dermatológicos e da linha de cuidado em hanseníase nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
"As principais dificuldades enfrentadas pelos municípios para a execução do Programa de Controle são a alta rotatividade do profissional, falta de informação, baixo envolvimento do profissional, a subnotificação e pouco controle da Vigilância Epidemiológica", destaca Bruno Lopes. Ele enfatiza que a linha de cuidado nas UBS vai facilitar e otimizar as ações de controle à doença.
Fonte: Redação do Jornal O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário