sexta-feira, 13 de julho de 2012

VAGAS NAS FORÇAS ARMADAS

Exército e Marinha abrem 1.380 vagas

ExrcitoEstão abertas as inscrições para o concurso da Escola de Sargentos das Armas (EsSA), que irá formar 1.350 sargentos do Exército nas áreas de combate, logística-técnica, aviação, música e saúde.  A Diretoria de Ensino da Marinha também publicou mais um edital para realização de concurso de nível superior com 30 vagas para a área de saúde.

As inscrições para sargento podem ser feitas até o dia 10 de agosto no site da EsSA. A taxa é de R$ 70 e, no ato da inscrição, o candidato deve escolher entre três opções: combatente, logística-técnica ou aviação; música; e saúde.

Os aprovados para o curso do quadro de combatente, os candidatos poderão escolher entre as armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. Na área de logística-técnica, a formação será em Intendência, Topografia, Manutenção de Comunicações ou áreas específicas de Material Bélico.
E quem escolher a área de aviação irá trabalhar no setor de manutenção.

Os candidatos aprovados passarão por dois períodos de curso: o básico e o de qualificação.

Entre os requisitos exigidos, o candidato deve ser brasileiro do sexo masculino, ter o ensino médio completo e idade mínima de 17 anos e máxima de 24 anos. Na área de saúde, o concurso é aberto para ambos os sexos e a idade máxima sobe para 26 anos. Na opção por música, o concurso é para homens e com idade máxima até 26 anos.

Outra exigência é estar em dia com as obrigações eleitorais e de Serviço Militar. Podem se inscrever civis e praças da ativa das Forças Armadas, Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros Militar. Existe, ainda, restrição de altura mínima: 1,60 para o sexo masculino e 1,55 para o feminino.

A primeira fase é composta por exame intelectual, valoração de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física e, musical (para os candidatos de música). Na segunda fase, há a revisão médica e comprovação dos requisitos. O exame intelectual terá uma prova escrita constituída de quatro partes para as áreas de combate, logística-técnica, e aviação e, cinco partes para saúde e música.

As provas terão questões de matemática, português, história e geografia do Brasil, e redação. Para saúde e música, serão exigidos, além desses, conhecimentos específicos na área escolhida.

Marinha do Brasil

Na Marinha, as vagas disponíveis irão compor o quadro de saúde. São 16 vagas para cirurgiões-dentistas, em diversas especialidades; e 14 para o quadro de apoio nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia.

Podem se candidatar brasileiros, de ambos os sexos, com até 36 anos e curso superior completo na área pretendida. As inscrições podem ser realizadas no site ou em um dos postos de inscrição até o dia 3 de agosto. A taxa é de R$ 45,00. Os classificados passarão por curso de formação com duração de 39 semanas.

Por: Ana Cadengue
Fonte: Portal Brasil
Via   Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário