Sesap já confirmou 19 casos de raiva em animais em 2012
Imagem/Arquivo Blog "naserra" |
De acordo com a Sesap, o cão não era vacinado e morreu no dia 18 de julho, três dias após ferir seu proprietário. A doença foi confirmada pelo Laboratório Central (Lacen), após análise do material enviado. Técnicos da IV Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap) foram até o município de Acari, onde estão fazendo um bloqueio de foco, revacinando os cães e gatos onde aconteceu o caso.
"A principal ação para prevenção da raiva em cães e gatos é a vacinação anual contra a doença, a partir dos dois meses de idade. Os filhotes vacinados pela primeira vez devem ser revacinados após um mês da aplicação da primeira dose. A vacina é disponibilizada gratuitamente pela rede pública de saúde", informou Iraci Nestor, subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap. Em 2011 foram imunizados 78,2% do total de cães estimados para a campanha.
A DOENÇA
A raiva é considerada zoonose grave e 100% letal, que acomete o sistema nervoso central de mamíferos, inclusive o homem. Pode ser transmitida pelo contato com a saliva do animal infectado através da mordedura, arranhadura ou lambedura. Todas as pessoas que foram agredidas ou tiveram contato com animais suspeitos devem procurar atendimento médico, pois a doença pode ser prevenida através da aplicação de soro ou vacina. Os cães e gatos agressores devem ser mantidos em observação e em caso de óbito enviar o material para análise.
Fonte: Jornal Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário