terça-feira, 24 de julho de 2012

COMBATE A HEPATITE


Sesap lança amanhã campanha contra hepatite




Imagem/Arquivo Blog "naserra"
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais, promove, nesta quarta-feira (25), um café-da-manhã para o lançamento da campanha "Hepatites. Você tem certeza que não tem? Vacine-se, faça o teste. Previna-se". O objetivo é levar a população a fazer uma reflexão sobre os perigos das hepatites e o quanto todos estão vulneráveis.

A ação também marca o início das comemorações relativas ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, celebrado em 28 de julho. Todo o material da campanha, os dados epidemiológicos e a programação das ações previstas no Estado serão apresentados nesta quarta-feira (25), às 8h30, no auditório do CT-Gás (Av. Capitão-Mor Gouveia, 1480 Lagoa Nova).

A estratégia de prevenção das hepatites, organizada pela Sesap, consiste na intensificação da vacina contra a Hepatite B entre jovens até 29 anos e populações vulneráveis; estímulo ao diagnóstico precoce das hepatites B e C; e fortalecimento do processo de descentralização do atendimento, com foco na melhoria da qualidade da assistência para portadores da doença.

O estado está abastecido com 200 mil doses de vacina, disponíveis em todos os postos de saúde, além de 1500 testes rápidos para diagnóstico da hepatite nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviços de Atenção Especializada (SAE) e hospitais de referência (Walfredo Gurgel, Santa Catarina e Maternidade Januário Cicco).

A Hepatite é uma doença inflamatória do fígado que pode ser causada por vírus, reação ao álcool, drogas e medicamentos, ou ainda autoimune, quando o sistema imunológico reconhece seus próprios tecidos como estranhos, atacando-os para destruí-los. Há vários tipos de hepatites, sendo os tipos A, B e C os mais comuns. Os postos de saúde e as Unidades Básicas de Saúde oferecem tratamento gratuito aos pacientes. Entretanto, é preciso seguir fielmente o tratamento e tomar a medicação prescrita pelo médico.


Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário