quinta-feira, 12 de julho de 2012

VISUALIZAÇÃO DE PLANETAS


Planetas podem ser vistos até dia 20


Imagem/Arquivo Blog "naserra"
 A conjunção planetária entre Vênus, Júpiter e a estrela Aldebaran (a mais brilhante da constelação de Touro) poderá ser vista até o próximo dia 20 de julho logo nas primeiras horas da manhã - entre 4h30 e 6h. O fenômeno é visível no Leste, onde "nasce" o Sol, porém com pouca elevação no horizonte. "Dizemos, de modo geral, que uma conjunção ocorre quando os astros estão angularmente na mesma direção", explicou o professor Jair Barroso, do Observatório Nacional.

Segundo Barroso, quanto mais próximo à linha do Equador melhor a visualização da conjunção. "O fator longitude afeta o melhor horário para se observar a conjunção", acrescentou.

Em Natal, o horário ideal para observar o alinhamento será entre 4h30 e 5h. O professor ainda ressalta que o horizonte nascente precisar estar livre de obstáculos, como, por exemplo, edifícios e morros.

"Sugiro que todos os educadores e estudantes acompanhem o fenômeno até mesmo após o dia 15 de julho, pois o evento é extremamente didático. Além de despertar o interesse pela ciência, a observação desse acontecimento permite uma melhor compreensão em relação aos movimentos da Terra e dos astros no Universo. Todos assistirão a um verdadeiro espetáculo ao ver a 'dança' dos dois planetas com seus 'colegas' celestes", incentiva.

Vênus e Júpiter são os dois planetas mais brilhantes do sistema solar. Vênus é o que mais se destacará no céu, enquanto Júpiter terá um tom ligeiramente amarelado e estará num ponto mais alto em relação aos outros astros da conjunção. No dia 15, a Lua minguante completa também fará parte do alinhamento.


Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário