domingo, 22 de julho de 2012

MULHERES NAS ARTES MARCIAIS

Cresce nas academias número de mulheres mossoroenses que praticam artes marciais


defesa_pessoal_mulheresEm Mossoró, os professores de artes marciais presenciam maravilhados o grande número de mulheres que aderem às diversas modalidades dessa prática esportiva. Em algumas academias da cidade, as mulheres representam cerca de 40% das turmas de kick boxe, muay thai, boxe, jiu-jítsu, karatê, entre outras.

A razão que leva um número crescente de mulheres a procurar as atividades marciais é variada, motivos como a busca por um melhor condicionamento físico, aprender a se defender e aliviar a tensão são algum deles.

De acordo com o coordenador de academia Franklin Soares, a procura das mulheres por treinamentos de combate tem crescido nos últimos anos, principalmente após a divulgação na mídia das lutas de Artes Marciais Mistas (MMA, na sigla em inglês).

"Muitas pessoas, principalmente as mulheres, têm nos procurado em busca de aulas de MMA. A academia inclusive está viabilizando uma sala específica para artes marciais, além de uma voltada para as artes marciais mistas, onde poderemos simular o octógono e os combates".

O professor de kick boxe Kleberton Fernandes, mais conhecido como Figo Bahia, disse que grande parte das alunas são jovens, na faixa etária dos 10 aos 30 anos.

"Não existe uma faixa etária apropriada para se praticar artes marciais e outras práticas derivadas. Inclusive muitas das minhas alunas iniciam ainda criança, buscando aprender como ter disciplina, equilíbrio corporal".

Ele complementa relatando que o quadro feminino tem encontrado nos treinamentos de combate uma forma alternativa aos exercícios de musculação.

"Grande parte das mulheres aparece para fazer aula de muay thai, jiu-jítsu e MMA buscando outra opção para as atividades de musculação e aeróbicas. Elas encontram nesses treinamentos uma diversão. Muitas se descobrem dentro do esporte", ressalta Figo.

A arquiteta Lui Medeiros disse que começou a praticar muay thai em busca de uma nova atividade física, uma vez que havia parado as aulas de balé.

"Fiz 19 anos de balé e depois parei. Nunca gostei muito de academia e precisava achar um esporte atrativo que eu pudesse me exercitar. Algumas amigas do trabalho faziam muay thai na hora do almoço e foi quando eu resolvi fazer uma aula para ver se gostava. Me identifiquei bastante e não parei desde então".

Já a educadora física Brisa Felipe começou a praticar o esporte e pretende fazer da arte marcial a sua profissão.

"Comecei a praticar muay thai há sete meses e ainda não posso dar aulas coletivas, por que existe a graduação do próprio esporte. Estou aperfeiçoando minhas técnicas para um dia poder estar no lugar de professora de educação física, graduada no muay thai". 

Artes marciais trazem diversos benefícios

Os benefícios das artes marciais são numerosos, mas pode-se destacar o aumento da segurança e melhora da autoestima como os mais facilmente observados. As lutas trabalham também a parte de concentração, coordenação motora, disciplina, alongamento, agilidade, noções de defesa pessoal, autoconfiança e equilíbrio, entre outros.

Segundo o coordenador e educador físico Franklin Silva, assim como outras atividades físicas, as artes marciais propiciam a perda de peso, uma vez que um durante o treino se gasta muitas calorias, há também o trabalho da musculatura.

"Além de todas as vantagens enumeradas, existe o prazer em praticar o esporte. A disputa e o ato de concorrer são inerentes ao ser humano. Durante essas ações, acontece a liberação de um hormônio conhecido como endorfina, que é responsável pela sensação do prazer".

De olho nessa adesão maciça das mulheres às artes marciais, as academias não demoraram a oferecer novas modalidades, ajudando a quebrar crenças que ainda afastavam parte do público feminino, como a de que esses esportes são violentos ou que a prática reiterada dos treinamentos torna os traços femininos um pouco masculinizados.

"O preconceito houve no início, pois os homens sempre estavam em primeiro lugar nos campeonatos, se faziam mais presentes. Mas isso vem mudando, a prática vem sendo exercida por meninas, mulheres, e até mesmo idosas. Quebrando o conceito de que quem pratica, fica masculinizada. Pelo contrário, o abdômen e braços ficam definidos, as pernas mais fortes, há o fortalecimento dos glúteos e aumento da resistência física", explicou a educadora física Brisa Felipe.

Dicas para escolher qual a arte marcial que mais combina com você:
 
Boxe

Ótimo para queimar calorias, o boxe conta com um intenso programa de exercícios que melhora o condicionamento cardiorrespiratório, como pular corda, proferir golpes em acolchoados e sacos de areia, corrida e exercícios localizados, divididos em períodos de alta, média ou baixa intensidades. O treino pode ser feito em dupla ou individualmente, dependendo do objetivo do atleta. Além do ritmo, da coordenação motora e da resistência muscular, o esporte melhora a flexibilidade e gera intensa perda calórica.

Tae kwon do

Voltado para a defesa pessoal, as técnicas da modalidade envolvem o uso de pés, das mãos e dos punhos, em uma combinação de movimentos do judô, karatê e boxe tailandês. Os exercícios são benéficos para a parte cardiorrespiratória e melhoram a coordenação e a flexibilidade.

Jiu-jítsu

A modalidade usa o sistema de articulação do corpo e das alavancas, dispensando o uso de força ou de armas.

Muay thai

Caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos e pés, associado a uma forte preparação física que a torna uma luta de contato total poderosa e eficiente. O muay thai ajuda na parte aeróbica, como um excelente meio de exercitar o corpo, como uma maneira de aliviar o stress do dia a dia e ajudar a melhorar a coordenação e a flexibilidade.


Fonte:   Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário