quarta-feira, 25 de julho de 2012

PREVENÇÕES CONTRA HEPATITES B E C

Gerência de Saúde realiza ações de prevenção contra hepatites B e C


ubs_do_vingt_rosado_2Para celebrar a semana mundial de luta contra as hepatites virais, a Gerência de Saúde de Mossoró oferece a partir de amanhã (26), às 16h, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona no Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado, testes rápidos e gratuitos para detectar e diagnosticar casos de hepatites B e C. Também serão desenvolvidos em diversos bairros da cidade trabalhos de conscientização junto à população sobre a doença.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município juntamente com os órgãos sociais que atuam diretamente nas comunidades, tais como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), irão realizar trabalhos em diversas regiões da cidade a fim de divulgarem para o maior número de pessoas possível informações sobre as hepatites virais.

De acordo com o gerente Executivo de Saúde, Benjamin Bento, essas ações de prevenção junto à população são muito importantes já que essa é uma doença perigosa, pois ela é silenciosa, só apresentando sintomas em estágio avançado.

"A prevalência de hepatites é 10 vezes maior que a da Aids, então só existe um jeito de a pessoa saber se não é um dos milhões de infectados: é fazer o teste. E o município vai oferecer o exame de graça. Quem tiver disponibilidade vá ao CTA, a avaliação é rápida, o resultado sai em apenas 30 minutos. Além da disponibilização deste exame, as unidades de saúde do município já disponibilizam também testes de HIV e sífilis", informou Benjamin.

Para reforçar a campanha, hoje está sendo realizada panfletagem nas principais ruas da cidade para sensibilizar a população sobre o valor do diagnóstico precoce da doença que é silenciosa, assintomática e se não tratada a tempo pode evoluir para cirrose e câncer de fígado.
   


Fonte:  Redação do Jornal  O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário