sábado, 21 de julho de 2012

FILHA DE CÂMARA CASCUDO LANÇA LIVRO

Genealogia cascudiana


Filha de Câmara Cascudo, Anna Maria lança, no dia 25, o livro Fragmentos de um Legado, sobre o avô Teotônio Freire

O cotidiano de Câmara Cascudo nem sempre esteve às voltas do folclore e das manifestações artísticas populares. A atmosfera das letras jurídicas também rondava a famosa casa situada na subida da Junqueira Aires - palco de tantas apresentações e folguedos em décadas passadas. É que ali também morou o sogro de Cascudo, o juiz José Teotônio Freire. Fruto do casamento com Maria Leopoldina Viana Freire, nasceu também na mesma casa dona Dhália, mulher de Cascudo. E décadas depois, sob o mesmo teto, a única filha do casal e futura promotora de Justiça, Anna Maria Freire Cascudo.

Presidenta do Instituto Ludovicus, Anna Maria revela na obra memórias da família. Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press


Para contar as raízes de toda essa árvore genealógica e o perfil do avô materno, Anna Maria lança nesta quarta-feira, 25, o livro Fragmentos de um Legado, às 17h. O local será o Tribunal de Justiça. A princípio, a casa que hoje abriga o Instituto Câmara Cascudo seria o mais provável. Mas a escolha da sede do TJ tem um motivo: "Meu avô Teotônio Freire foi quem presidiu por maior tempo o Tribunal de Justiça. Foram 13 anos. E ele se referia ao Tribunal como sua segunda casa. Nada mais justo que prestar esta homenagem a ele por lá", comentou Anna Maria Cascudo.

Nos arquivos do Tribunal Anna Maria encontrou melhor acervo de material sobre o avô. A discrição da personalidade do jurista foi a maior dificuldade para colher informações para enriquecer o livro. "Ele era muito correto, discreto, um homem probo, honesto - a figura mesmo de um jurista. Sempre pensei nele como o estereótipo do jurista", recorda Anna Maria, puxando suas lembranças infantis para lembrar o período de convivência junto ao avô. "Quando ele morreu, eu ainda era criança. Mas além da memória, construí o livro também com pesquisa genealógica feita por Anderson Tavares - um estudioso da genealogia - e muita pesquisa".


Exposição

Acervo pessoal/Divulgação
 
No lançamento também vai ter exposição montada pelo escritor Eduardo Gosson. "Pela discrição do meu avô, eu só tinha encontrado duas fotos dele. Mas Eduardo conseguiu mais e montou esta exposição".

 Embora de personalidade introspecta, Teotônio Freire influenciou de alguma maneira a carreira profissional da neta Anna Maria, mesmo mergulhada no mundo de cores e ritmos do folclore.

"Somos uma mistura de raças e momentos. Talvez tenha recebido pouca influência do meu avô porque era muito pequena. Mas sempre segui minha vida com independência. Escrevi em jornais com 13 anos de idade. Fui a primeira mulher a funcionar em um júri de Natal, com 17 anos (enquanto promotora adjunta).

 Não cheguei a estudar folclore por influência de meu pai porque eu vivia o folclore. Sempre me interessei pela cultura popular. Mas o direito estava no DNA". E brinca: Em meu nome de solteira (Anna Maria Freire Cascudo), o Freire vinha até antes do Cascudo". 




Fonte:   DIARIOdeNATAL
Via   DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário