terça-feira, 10 de julho de 2012

DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR

Sesap realiza ação no Dia Mundial da Saúde Ocular em Natal

  
Imagem/Arquivo Blog "naserra"
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), como parte das comemorações do Dia Mundial da Saúde Ocular– celebrado nesta terça-feira (10)– realizará, junto à população, exame ocular externo para diagnóstico da doença. Os exames serão feitos pela equipe do Programa Estadual de Controle do Tracoma, das 11h às 13h, no restaurante da Unidade do SESC da Avenida Rio Branco.

Considerado uma das principais causas de cegueira evitável do mundo, o tracoma é uma doença ocular crônica infecciosa, que produz lesão na conjuntiva e na córnea. Nas regiões endêmicas para o agravo, os principais reservatórios do agente etiológico– a bactéria gram-negativa Chlamydia tracomatis– são as crianças na faixa etária de 1 a 10 anos com infecção ativa.

O Programa Estadual de Controle do Tracoma tem como objetivo monitorar a situação epidemiológica dos municípios e assessorá-los para que atinjam prevalências com valores abaixo de 5% na população de 1 a 9 anos. Neste ano, o programa vem realizando inquérito domiciliar em áreas com precárias condições de vida, bem como busca ativa de triquíase, forma clinica sequelar da doença na zona rural.

As atividades desenvolvidas pelo Programa focalizam a prevenção e o tratamento da doença. As ações educativas e a intervenção medicamentosa, em parceria com os municípios, contribuíram para reduzir a prevalência da doença no Estado. Em 2012, das 29.026 pessoas examinadas, 398 tiveram resultados positivos para o tracoma, o que corresponde a uma taxa de 1,32%, percentual que era de 4,81% em 2007.

Por apresentarem prevalência de tracoma maior ou igual a 5%, são considerados prioritários 17 municípios no Estado: Alexandria, Apodi, Brejinho, Bento Fernandes, Campo Grande, Cerro Corá, Caiçara do Rio do Vento, Canguaretama, Martins, Monte Alegre, Pedro Velho, Pureza, Parnamirim, Santa Cruz, São Paulo do Potengí, Tangará, Touros e Umarizal. 
 
 
 Fonte:   Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR
Via   DNonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário