domingo, 29 de abril de 2012

PLANO NACIONAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 

RN adere ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência




Imagem/Arquivo Blog "naserra"
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República realizou esta semana, em Brasília, a Reunião de Pactuação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência- "Viver Sem Limite", instituído pelo Decreto 7612 de 17/11/11. Na ocasião, A Ministra de Estado, Maria do Rosário Nunes, apresentou o plano ao Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda que estava representando a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini.

O Plano Viver Sem Limite está organizado em 4 eixos: Acesso à Educação, Inclusão Social, Atenção à Saúde e Acessibilidade. As ações serão executadas em conjunto por 15 órgãos do Governo Federal, interdependentes, construindo redes de serviços capazes de assegurar um contexto de garantia de direitos para as pessoas com deficiência.

No eixo Saúde, o Plano prevê uma ampliação das ações de prevenção às deficiências, criação de um sistema nacional para o monitoramento e a busca ativa da triagem neonatal, com um maior número de exames no teste do pezinho. Além disso, está previsto um fortalecimento das ações de habilitação e reabilitação, atendimento odontológico e disponibilidade do transporte de acesso à saúde, que visa atender as pessoas que não têm condição de locomoção.

Para o Secretário de Saúde, Domício Arruda, o Rio Grande do Norte recebe com alegria, essa pactuação no plano Viver sem limite. "Estaremos fortalecendo os serviços que já são disponibilizados na nossa rede, além de agregar outras ações que estão previstas no plano", disse Domício Arruda.

No próximo dia 14 de maio, será oficializada a adesão do Estado do Rio Grande do Norte ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver Sem Limite.

Fonte:  Correio da Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário