quinta-feira, 19 de abril de 2012

"MOMENTO SAÚDE"

Síndrome do cólon irritável


Síndrome do cólon irritável é um distúrbio na motilidade intestinal não associado a alterações estruturais ou bioquímicas e que se caracteriza por episódios de desconforto abdominal, dor, diarreia e obstipação (prisão de ventre) presentes pelo menos durante 12 semanas, consecutivas ou não.

Causas

* Motilidade anormal do intestino delgado durante o jejum, contrações exageradas depois da ingestão de alimentos gordurosos ou em resposta ao estresse;
* Hipersensibilidade dos receptores nervosos da parede intestinal à falta de oxigênio, distensão, conteúdo fecal, infecção e às alterações psicológicas;
* Níveis elevados de neurotransmissores (como a serotonina, por exemplo) no sangue e no intestino grosso;
* Infecções e processos inflamatórios;
* Depressão e ansiedade.

Diagnóstico

O diagnóstico é baseado nos sintomas, na ausência de sinais relevantes verificados no exame físico e na visualização direta do intestino através da colonoscopia. Ele deve ser bastante cuidadoso, porque algumas doenças mais graves podem ser confundidas com a síndrome do cólon irritável.

Sintomas

Os sintomas (desconforto abdominal, dor, cólicas, alternância dos períodos de diarreia e obstipação intestinal, flatulência exagerada e sensação de esvaziamento incompleto do intestino) podem piorar depois da ingestão de cafeína, álcool, comidas gordurosas, vegetais que aumentem a produção de gases digestivos ou de produtos que contenham sorbitol, como chiclete e balas sem açúcar.

Tratamento

Para a dor:
* O tratamento é feito com antiespasmódicos. Alguns pacientes reagem bem ao uso de antidepressivos tricíclicos; outros, aos anti-inflamatórios e, nos casos mais rebeldes, à morfina e derivados.
Para a diarreia:
* Medicamentos que aumentam a consistência do bolo alimentar e reduzem a frequência dos movimentos intestinais costumam apresentar bons resultados. Casos mais refratários podem ser tratados com antibióticos por tempo curto.
Para a prisão de ventre:
* Dieta rica em fibras e laxativos osmóticos, como o leite de magnésia e a lactulose, ajudam a aliviar os sintomas. Além desses, drogas capazes de acelerar o trânsito intestinal e diminuir a consistência das fezes também são úteis.

Recomendações

* Faça uma lista dos alimentos que possam estar associados ao aparecimento das crises e evite-os;
* Adote dieta com baixo teor de gordura e rica em fibras, mas cuidado com os vegetais que aumentam a produção de gases, como repolho, couve-flor, batata doce, feijão, entre outros;
* Evite ingerir bebidas alcoólicas e as que contêm cafeína;
* Procure não mascar chicletes nem chupar balas que contenham sorbitol;
* Mantenha um programa diário de exercícios físicos;
* Não fume;
* Não despreze o benefício que a psicoterapia e outras técnicas terapêuticas (relaxamento, por exemplo) podem trazer aos portadores da síndrome.

Fonte:  Dr. Drauzio Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário