terça-feira, 3 de julho de 2012

COLETA DE TRATAMENTO DE ESGOTOS

Caern inicia em agosto coleta e tratamento de esgotos de Morro Branco e Nova Descoberta


Imagem/Arquivo Blog "naserra"
A partir de agosto, os moradores de Morro Branco e Nova Descoberta começarão a ter seus esgotos coletados e tratados pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Os primeiros testes do sistema de esgotamento sanitário, que vai beneficiar 36 mil pessoas nos dois bairros, já foram iniciados. Para que a rede entre efetivamente em operação, a Caern solicita aos proprietários ou moradores dos imóveis que providenciem, a partir do próximo mês, com recursos próprios, a interligação do esgoto domiciliar até a caixa implantada gratuitamente  pela Companhia na calçada de cada domicílio.
 
O assessor Comercial da Caern, José Dantas, informa que após realizar a interligação do ramal à rede coletora de esgotos, o usuário deve comunicar a concretização do serviço à Companhia, haja vista que a não utilização do sistema coletor implicará em infrações previstas pela Lei 9.605/1068, que regula os crimes ambientais e estabelece multas e outras penalidades. Após o prazo concedido para a interligação do ramal à rede coletora, final de agosto, a Promotoria do Meio Ambiente/Ministério Público Estadual fiscalizará os imóveis da região.
 
Os esgotos coletados em Morro Branco e Nova Descoberta beneficiarão 36 mil pessoas e, a exemplo de outros 19 bairros de Natal, serão tratados na Estação de Tratamento de Esgotos Central Dom Nivaldo Monte, no Baldo. Através do Programa Saneamento para Todos, foram investidos R$ 11 milhões, oriundos dos governos estadual e federal.
 
Entre os benefícios que o saneamento vai trazer a Morro Branco e Nova Descoberta, está a despoluição das lagoas conhecidas como Preá e Jacaré. As duas lagoas que foram feitas para receber apenas água de chuva, ao longo dos anos, de forma clandestina, recebem esgotos e água servida, gerando mau cheiro, focos de moscas e mosquitos que causam desconforto aos moradores nas áreas adjacentes.

Fonte:  Com informações da Caern.
Via   Jornal  Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário