quinta-feira, 24 de maio de 2012

REFLEXOS DA SECA

Reflexo da seca, milho verde estará mais caro este ano no RN
O consumidor deverá sentir no bolso, inclusive na capital, os impactos do mau momento para a agricultura potiguar na hora de comprar o tradicional milho verde para o período de festas juninas que se aproxima. Apesar de descartar a possibilidade de desabastecimento do alimento típico desta época do ano, o presidente das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa RN), José Adécio Costa, diz que o preço do milho deverá ter um aumento considerável este ano. Apesar disso, José Adécio diz que a Ceasa irá arcar com todos os custos e riscos inerentes da tradicional Festa do Milho, que acontece na avenida Capitão-Mor Gouveia, com recursos próprios por compreender que os produtores, que arcam anualmente com estes custos, já estão muito debilitados devido à escassez de chuvas.

O presidente da Ceasa-RN explica que o milho vem de setores irrigados de dentro e fora do estado, mas é evidente que a seca que assola o interior potiguar será sentida na safra de maio à junho. Até ontem, a cotação da "mão" de milho (valor referente à compra conjunta de 50 espigas) estava cotada a R$ 20, representando R$ 0,40 por unidade. Contudo, este valor tem por base apenas estimativas do período no ano passado, já que ainda não há milho verde sendo vendido na Ceasa este ano. A partir do dia 30 de maio a instituição iniciará o processo preparação da área para comercialização.

Anualmente, a Festa do Milho acontece entre os dias 10 e 30 de junho, mas segundo José Adécio, em decorrência da situação atual, a Ceasa vem realizando um estudo e até o final da semana será decidido se a data será mantida ou se, excepcionalmente este ano, o período da festa seja reduzido e aconteça entre 20 e 30 de junho.

De acordo com o diretor administrativo da Ceasa-RN, Gilbran Olímpio Maia, a estiagem já é sentida e traz a elevação do preço de vários produtos hortifrutigranjeiros. Segundo Gilbran Maia, em algumas culturas, como tomate e maracujá, o aumento do preço chega a 50%. Quanto ao milho, o diretor da Ceasa-RN explica que, em contatos com produtores da região, já se nota uma redução no plantio e na oferta do produto em decorrência da estiagem e, por consequência, haverá uma elevação nos preços este ano.

Fonte: DNonline
De Jéssica Barros, especial para o DiáriodeNatal

Nenhum comentário:

Postar um comentário