sábado, 19 de maio de 2012

DELEGADO DA PF É CONVIDADO PARA ASSUMIR A SEJUC

 

Governadora convida delegado para a Sejuc


A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tenta emplacar dois dos três auxiliares de pastas importantes do primeiro escalão que ainda estão sem os respectivos titulares. O avanço mais considerável ocorreu ontem, no âmbito da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). O novo comando da Sejuc atenderá pelo nome de Kércio Silva Pinto, delegado da Polícia Federal, indicado por Aldair da Rocha, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). Mas mesmo no caso de Kércio, que já aceitou o convite, a chefe do Executivo precisará ainda aguardar a liberação por parte da PF. "Questão de tempo já que nesse caso não vai haver problema similar ao do Ministério Público", disse um auxiliar do Governo. Rosalba já enviou ofício à Polícia Federal necessitando a liberação de Silva Pinto.
 
Andrey RicardoKércio Silva Pinto evita declarações sobre o cargo antes do anúncio oficial por parte da governadoraKércio Silva Pinto evita declarações sobre o cargo antes do anúncio oficial por parte da governadora

Também ontem passou a ser cotado para a Secretaria de Turismo (Setur) o empresário Renato Fernandes, ex-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte. Como antecipou desde a semana passada a Tribuna do Norte a Setur será uma indicação do PR do deputado João Maia. Renato  Fernandes já exerceu cargos públicos. Além de ter atuado como diretor na Codern, foi secretário municipal na gestão da prefeita Micarla de Sousa, em Natal.

Já Kércio Silva Pinto é desconhecido da população potiguar. Baiano da cidade de Itaquara, tem 59 anos,  foi superintendente da corporação nos estados do Sergipe e Amazonas, secretário de Segurança Pública também no Sergipe e diretor da Penitenciária Federal de Mossoró. Aldair da Rocha afirma que o delegado é um bom nome para o assumir a Sejuc, dada sua capacidade e experiência no ramo de segurança. "Acho que ele vai fazer um bom trabalho à frente da secretaria", completou Rocha.

O novo secretário chega ao Estado com a missão de organizar o caótico sistema prisional, o maior problema sob responsabilidade da Sejuc. Cadeias com problemas estruturais e de administração, e recorrentes fugas de apenados são notícias comuns nos principais veículos de comunicação do RN.

Problemas enfrentados pelo primeiro secretário da pasta durante a administração de Rosalba Ciarlini, o advogado Thiago Cortez, e pelo também advogado Fábio Holanda. Este último pediu exoneração do cargo alegando falta de apoio do Governo do Estado para a realização das atividades a ele competidas, no que diz respeito principalmente à política de ressocialização de presos. Desde a saída de Holanda, o secretário Aldair da Rocha respondia pelas pastas Sesed e Sejuc.

O histórico descaso do Governo com o Sistema Penitenciário Estadual não sofreu alterações emergenciais nem mesmo com a fuga de 87 homens nos primeiros 55 dias de 2012. O número corresponde a quase dois terços do total de fugitivos de todas as carceragens do Rio Grande do Norte durante o ano passado.

Se confirmados os nomes de Kércio Silva e Renato Fernandes, restará a Rosalba Ciarlini um obstáculo capital: a Secretária de Saúde Pública, carente de um titular desde a saída do médico Domício Arruda, no início do mês.


 Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário