sábado, 26 de maio de 2012

COMO EVITAR O GLAUCOMA


Oftalmologista orienta sobre cuidados para evitar o Glaucoma

   
Doença compromete a visão
Hoje, 26, é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Doença silenciosa que acomete 900 mil brasileiros, de acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), e pode levar até a perda total da visão. O oftalmologista Igor Államo, do Hapvida Saúde, explica que inicialmente o glaucoma não apresenta sinais ou sintomas e, por isso, é detectado em exames de rotina. “Os sinais e sintomas só aparecem quando a doença já está em estágio avançado, quando o paciente perde o campo visual periférico”, observa.

O glaucoma é mais freqüente em pessoas com histórico familiar da doença, míopes, diabéticos, negros e idosos. O tratamento normalmente é feito a base de colírio, mas quando o medicamento não resolve recorre-se a cirurgia. “Quando o paciente não fica bom com o tratamento clínico, é indicada a cirurgia, que pode ser a laser ou convencional”, esclarece o oftalmologista.

Igor Államo atenta que o importante é a pessoa se consultar regularmente com um oftalmologista e fazer um diagnóstico precoce do glaucoma para ter o devido tratamento e não correr o risco de ficar cego.


Fonte:   Agência Brasil
Via  Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário