quarta-feira, 4 de julho de 2012

INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS DO RN (IPEM/RN)

Ipem/RN intensifica fiscalização e faz alerta


O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RN) intensificou as fiscalizações no Estado, e a Ouvidoria do órgão alerta a população para golpes aplicados por falsos fiscais durante esse período. Segundo Frederico Barbalho, coordenador da Ouvidoria, a maior ocorrência são os casos de pessoas que se passam por funcionários do Instituto e informam que precisam medir a pressão de botijões de gás das residências. "Dizem que o equipamento está com problemas, quando na verdade não estão, sugerem a troca e vendem peças defeituosas. O Ipem/RN não realiza fiscalizações em casas, somente em estabelecimentos comerciais", advertiu Barbalho. O Instituto atua na área de fiscalização metrológica e litragem de produtos e equipamentos.

Júnior SantosFrederico Barbalho informa que o Instituto não fiscaliza residênciasFrederico Barbalho informa que o Instituto não fiscaliza residências

Como os consumidores brasileiros passaram a exigir mais qualidade dos produtos e serviço ao longo dos anos, a procura por órgãos de proteção ao consumidor, fiscalização e aferição de equipamentos aumenta na medida que a população se familiariza com o Código de Defesa do Consumidor. Para aumentar a eficácia das ações do Instituto no Rio Grande do Norte, o Ipem/RN passou por um processo de reformulação, adequou o perfil de atendimento e expandiu o número de denúncias recebidas para prestar um atendimento mais célere através das modificações realizadas na Ouvidoria do órgão - os primeiros resultados mostraram-se bastante positivos.

Atualmente cerca de 80% das reclamações são feitas por telefone e, nem sempre, o reclamante precisa se identificar. "A identificação não é obrigatória, mas é importante que o consumidor informe um telefone ou endereço de e-mail para que possamos dar um retorno sobre a denúncia", explicou o coordenador. Frederico Barbalho disse, ainda, que o percentual de denúncias via telefone aumentou 36% nos primeiros seis meses de 2012 e que todas elas são encaminhadas à Ouvidoria Geral do Inmetro, no Rio de Janeiro, que fiscaliza os trabalhos do órgão estadual.

Barbalho ainda informou que as reclamações, além de serem realizadas por telefone, podem ser encaminhadas ao Ipem/RN por e-mail ou de forma presencial. Para dar mais credibilidade ao serviço, o Instituto firmou parceria com a Ouvidoria do Ministério Público Estadual que atua recebendo reclamações de todo o Estado.

As maiores denúncias recebidas atualmente pela Ouvidoria do Ipem/RN dizem respeito aos postos de combustíveis (violação do lacre de segurança da bomba), e no primeiro semestre deste ano 20 denúncias foram registradas e atendidas, com a ida de técnicos do Instituto aos locais descritos pelos consumidores reclamantes. "A prioridade é aumentarmos o recebimento de denúncias através do telefone e também pelos nossos perfis nas redes sociais. Nosso intuito é deixar o consumidor consciente da importância da reclamação", analisou Frederico.


SERVIÇO

Funcionamento da Ouvidoria do Ipem/RN
Horário: das 07h às 13h
Número: 0800 281 4054
E-mail: ouvidoria-ipem@rn.gov.br



Fonte:   Jornal  Tribuna do Norte

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