segunda-feira, 23 de novembro de 2015

FORÇA-TAREFA PARA EVITAR O SURTO DA MICROCEFALIA

Dilma monta força-tarefa para evitar que microcefalia se espalhe pelo país
Com o aumento dos casos de microcefalia em recém-nascidos no Nordeste, a presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (23) a criação de uma força-tarefa em uma tentativa de evitar que o surto se espalhe por outras regiões do país.

Em reunião da coordenação política, a petista anunciou a instalação de um gabinete interministerial para definir medidas emergenciais e pediu ao ministro da Saúde, Marcelo Castro, que promova reuniões com especialistas e pesquisadores em saúde pública na tentativa de evitar a expansão da doença para o Norte e o Centro-Oeste.

A principal desconfiança do Palácio do Planalto é de que o aumento de casos de malformação do crânio esteja relacionada com o zika vírus, transmitido pelo mosquito da dengue.
                                                    Eduardo Anizelli/Folhapress
Mãe segura filho que nasceu com microcefalia,
 diagnosticada em hospital referência

O vírus circula atualmente em 14 estados e, por isso, o governo federal acredita que a tendência é de que o aumento dos casos não fique circunscrito apenas ao Nordeste. Em três meses, 400 casos de microcefalia foram constatados.

Em entrevista à imprensa, o ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, informou ainda que o governo federal lançará campanha informativa, em veículos radiofônicos e televisivos, para orientar a população sobre o aumento da doença e sobre medidas de combate ao mosquito da dengue.

Segundo ele, se for necessário, o governo federal poderá remanejar recursos orçamentários para o Ministério da Saúde para o enfrentamento da microcefalia.

"Não temos de criar nenhuma situação de alarde indevido, mas é ela preocupante e, portanto, a presidente pediu para que o ministro da Saúde tome todas as providências possíveis", disse.


POR
GUSTAVO URIBE
DE BRASÍLIA


FONTE
Resultado de imagem para logo da folha de sao paulo

POSTADO POR
Resultado de imagem para BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário