quinta-feira, 12 de novembro de 2015

EBOLA NO BRASIL... SERÁ?

Homem com suspeita de Ebola é levado para o Rio de Janeiro

Resultado de imagem para Ebola
Imagem/blog NASERRA
São Paulo (AE) - O Ministério da Saúde iniciou ontem a investigação de um caso suspeito de Ebola em Belo Horizonte, Minas Gerais. O paciente, de 46 anos e vindo da Guiné, na África, procurou a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Pampulha na noite de terça-feira com febre alta, dor muscular e dor de cabeça. Ele chegou ao Brasil em 6 de novembro. Depois de isolado, o paciente foi transferido para o Rio, onde devia passar por exames para identificar a presença do vírus da doença O nome dele não foi revelado.

O resultado do exame deve ser divulgado 24 horas depois da coleta, prevista inicialmente para ontem mesmo. Um outro exame deve ser feito posteriormente, para contraprova. “Em 48 horas depois da coleta do primeiro exame teremos todos os resultados”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Antonio Carlos Nardi. O exame seria feito no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio, referência para casos de Ebola. O transporte do paciente foi feito em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Logo depois da constatação do caso suspeito, a UPA da Pampulha ficou fechada até as 17 horas de ontem, e foi depois liberada pela Secretaria Municipal de Saúde. A prefeitura de Belo Horizonte informou ter tomado todos os procedimentos recomendados antes da reabertura da unidade para a população. Disse ainda que os funcionários das UPAs da cidade receberam, no ano passado, época de pico na doença no continente africano, treinamento para enfrentar o Ebola. 

O município afirma ainda que os médicos fizeram coleta de material para teste rápido de malária no paciente. Porém, não informaram o resultado. Às 12h30, o paciente foi transferido para o Hospital Eduardo de Menezes, também em Belo Horizonte, antes da transferência para o Rio.

Este é o segundo caso suspeito de Ebola no País. Em outubro de 2014, um imigrante também vindo da Guiné procurou uma unidade de saúde em Cascavel, no Paraná, com sintomas da doença. Ele foi encaminhado para o Rio para exames, mas a doença foi descartada.

Segundo o protocolo exigido pelo Ministério da Saúde, em suspeitas de Ebola o primeiro passo a ser dado no atendimento inicial é a obtenção de informações sobre o histórico de viagem do paciente nos últimos 21 dias, para pesquisa sobre possível passagem por áreas que possam estar ou ter passado por epidemia da doença.


FONTE
Resultado de imagem para logo do tribuna do norte

POSTADO POR
Resultado de imagem para blog naserra

Nenhum comentário:

Postar um comentário