Imagem/blog NASERRA
Dr. Kleber Luz -
Médico infectologista
Os casos de microcefalia têm sido associados a ocorrência de zika na gestação. Como se dá esta relação?
*Até o momento a relação é temporal, ou seja, mulheres que tiveram quadro clínico compatível com zika e estavam grávidas, principalmente no primeiro trimestre, tiveram seus filhos com microcefalia. Além disso os casos de microcefalia estão ocorrendo nas cidades onde ocorreu epidemia de zika. O zika é um vírus capaz de produzir lesão no sistema nervoso e mais recentemente houve o isolamento do vírus em mulheres grávidas cujos fetos estão com microcefalia.
Aqui mesmo no RN, gestantes que tiveram o vírus deram à luz bebês saudáveis. Que outros fatores podem definir a ocorrência ou não da microcefalia?
*É possível que a infecção tenha ocorrido em um período após o primeiro trimestre da gestação, há casos em que a infecção ocorreu após o primeiro trimestre e nada aconteceu. As infecções congênitas graves habitualmente ocorrem no primeiro trimestre.
Na Paraíba, exames comprovaram que em dois casos gestantes apresentaram o vírus zika no líquido amniótico. São suficientes para afirmar que há esta relação?
*Os casos de isolamento foram em Campina Grande, é um dado muito forte para que se estabeleça a relação.
Nota-se que em estados de outras regiões houve registros de zika, mas não há um crescimento dos casos de bebês com microcefalia. Por que esta relação ocorre e é maior no Nordeste?
*A maioria dos casos de zika ocorreram na região Nordeste. Os casos de outras regiões foram em pequeno número.
É um tipo de vírus zika diferente?
*Não, só existe um tipo de vírus Zika. O que há são três genótipos.
Estaria associado ao tratamento contra zika usado por estas mulheres no Nordeste? Algum medicamento específico foi usado apenas nesta região e poderia deixar as gestantes mais suscetíveis a má formação dos fetos?
*Todas as investigações apontam que as mulheres grávidas não tomaram medicações durante a gestação.
Há uma linha de médicos que afirmam que o sistema de vacinação de gestantes pode ter influenciado. Na avaliação do senhor, o que pode ter ocorrido?
*As vacinas são usadas rotineiramente nas grávidas há muitos anos e não se conseguiu estabelecer um risco maior de microcefalia, além disso nos estados do Sul do país não se verificou aumento de casos de microcefalia.
Há níveis de gravidade de microcefalia com implicações (má formações, síndromes) diferentes, quais?
*Sim, há casos com grave comprometimento de outras partes do corpo. O cérebro poderá estar afetado em diferentes graus de intensidade.
A estimativa de vida é diferente para cada um desses casos?
*Infelizmente em casos muito graves poderá haver uma redução de expectativa de vida
Todas as gestantes que tiveram os sintomas da zika devem se submeter a quais procedimentos?
*Há um exame clínico minucioso e pesquisa de má formação do feto por meio de exame de ultrassonografia.
E há como reverter o quadro quando identificado nos primeiros meses fetal? Até que mês e de que forma?
*Infelizmente até o momento não há medicamentos para se reverter tal infecção.
A rede pública de atenção materna e infantil está estruturada para o diagnóstico e tratamento destes bebês? O que é necessário?
*Trata-se de um quadro complexo e novo para toda a atenção médica, esforços estão sendo feitos para se estabelecer a melhor rede de cuidados possíveis.
FONTE
POSTADO POR
Nenhum comentário:
Postar um comentário