segunda-feira, 23 de novembro de 2015

CASOS MAIS GRAVES DE MICROCEFALIA

Novos casos ficam mais graves

Os casos de microcefalia em bebês nascidos entre julho a outubro deste ano têm chamado a atenção de especialistas em genética por apresentar - diferente de registros anteriores - lesão neurológica mais grave. É o que explica o geneticista João Neri, do Centro de Reabilitação Infantil (CRI). A microcefalia por infecção congênita diagnosticada em bebês nos últimos meses está associada a calcificação formada na parte do córtex, a área mais externa e que concentra as atividades cerebrais. Antes, verificava-se a ocorrência na parte mais próxima ao centro do cérebro, uma região em aberto chamada de ventrículo. 

Júnior Santos
João Neri lembra que o mais urgente 
é descobrir as causas para prevenir a doença

“Com a calcificação cortical, área onde ficam as células, há uma lesão mais grave nunca antes vista. Em decorrência da infecção, o vírus 'derrete' o cérebro da criança, ficando um vácuo, uma bolha. E ela não terá uma função cerebral normal”, disse. “O que faz mais urgente descobrir a causa, por comprovação científica, e dar condições de diagnóstico e de tratamento”, frisa João Neri. 

O tamanho da cabeça é definido pelo desenvolvimento do cérebro que dá a sustentação aos ossos do crânio. A má formação pode ser causada por infecção congênita, uso de substâncias abortivas, anticonvulsivas e fatores genéticos.

Como a causa da calcificação é decorrência de um quadro infeccioso - uma vez que o organismo para se defender cria um invólucro de cálcio em torno do agente -, o crescimento no número de bebês com microcefalia nascidos entre julho e novembro vem sendo relacionado ao surto de chikungunya e zika ocorrido no início do ano.

O médico sugeriu à Sesap a inclusão no protocolo de atendimento e investigação dos casos registrados no RN, para o acompanhamento pré-natal, além de triagem para toxoplasmose, rubeóla, sífilis, citomegalovírus, os exames para parvovírus B19, a sorologia para chikugunya e o PCR para o zika - exame molecular que identifica o DNA do vírus. 

“Há laboratórios no Estado ( Rio Grande do Norte) que fazem e já disponibilizaram receber a demanda a título de pesquisa cientifica”, acrescenta. A dificuldade nesse caso seria conseguir a aprovação imediata do conselho de ética em pesquisa, sem precisar o prazo normal de seis meses.

O médico recomenda ainda que o protocolo estabeleça o acompanhamento médico de todos bebês cujas mães tenham apresentado quadro de zika ou reação cruzada, mesmo que a criança tenha nascido com o diâmetro normal da cabeça. “É preciso acompanhar e começar um trabalho de estímulo desde cedo, como forma de evitar déficit cognitivo”, alerta Neri.

Isto porque a chikungunya e a zika estão associadas a processos inflamatórios da medula. Estudos mostram que bebês nascidos de mães que tiveram a infecção por estes vírus, no período próximo ao parto, apresentam baixo desenvolvimento intelectual em relação a bebês de mães que não foram infectadas.

A reação cruzada ocorre devido a semelhança de sintomas com outras doenças, como a dengue, e o organismo apresenta a mesma reação, o que pode comprometer o diagnóstico do quadro. 
Deverão ser avaliados todos os recém-nascidos que apresentem, por exame de ultrassonografia, o diâmetro da cabeça igual ou menor a 33 centímetros; ou que cujas mães tiverem resultado positivo para as sorologias no primeiro e/ou terceiro trimestre de gravidez; ou ainda daquelas que apresentarem quadro de exantema. “Caso seja identificado uma ou mais destas três ocorrências, os bebês deverão ser avaliados”, afirma o médico. 

A Sesap prevê para os próximos dias a publicação do documento que irá orientar os procedimentos médico-hospitalar de microcefalia. No RN, foram confirmados 47 casos, com duas mortes nos últimos meses.



Por
Sara Vasconcelos
Repórter

FONTE
Resultado de imagem para logo da tribuna do norte

POSTADO POR
Resultado de imagem para BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário