quarta-feira, 19 de setembro de 2012

PROTESTOS DE PETROLEIROS DO RN


Petroleiros protestam em frente a base da Petrobras


Secretário Geral do Sindipetro/RN, Marcio Dias,
 fala sobre protesto em Canto do Amaro
Desde 5h da manhã de hoje, quarta-feira, 19, o Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindipetro/RN) está coordenando um protesto em frente à base da Petrobras, do Campo Petrolífero de Canto do Amaro. A mobilização que impede a entrada dos servidores na base integra uma série de ações organizadas em todo o território brasileiro com o objetivo de cobrar mais segurança para os trabalhadores do setor.

 Cedida
Segundo informações repassadas por telefone, pelo secretário geral do sindicato, Márcio Dias, cerca de 300 trabalhadores estão participando do protesto que seguirá até as 11h30. Márcio Dias frisa que o protesto foi motivado devido ao grande número de acidentes envolvendo servidores da Petrobras, mas principalmente, funcionários de empresas terceirizadas.

Esse ano já foram registradas seis mortes de trabalhadores do setor petrolífero, duas delas aqui no estado. O representante do Sindipetro/RN frisa que desde 1995, 318 trabalhadores morreram vítimas de acidentes de trabalho. Sem contar o grande número de acidentes de menor gravidade, que não matam, mas deixam trabalhadores mutilados.

“É um protesto contra a política de insegurança em torno da Petrobras. Contra a precarização do trabalho, provocada pela política selvagem de terceirização, danosa e letiva para os trabalhadores. Com contratos cada vez menores, para reduzir custos, fazendo com que os salários sejam cada vez mais reduzidos, extirpando direitos, sonegando direitos, utilizando equipamentos de proteção de qualidade inferior. É uma vergonha nacional. A sociedade acha que é uma maravilha trabalhar nesse setor, na Petrobras, mas só quem entra aqui é que sabe”, comenta.

Na semana passada, uma mobilização semelhante foi realizada pelo Sindipetro/RN, na base do Riacho da Forquilha, próximo de Apodi.

O coordenador geral do Sindipetro/RN, Dedé de Araújo, está no Rio de Janeiro, participando de uma reunião com a Petrobras, junto com representantes de outros sindicatos de petroleiros de outros estados do país, e com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), para discutir sobre a campanha salarial, e sobre as mobilizações realizadas em todo o Brasil.


 Nara Andrade / Da Redação

            FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário